O crescimento da Royal Enfield não dá sinais de arrefecer. De acordo com uma pesquisa independente, a marca indiana cresceu outros 17% no primeiro semestre e deve terminar 2025 com mais um recorde de vendas.
A própria Royal Enfield vem anunciando seus números fantásticos em seus comunicados à imprensa, mas também é bom ver a confirmação disso através do Motorcycles Data, que monitora os registros (emplacamentos) de veículos novos em mais de 85 países pelo ano civil, não fiscal.
E, segundo a última contagem do site, as vendas globais da Royal Enfield aumentaram novamente no primeiro semestre de 2025, ultrapassando meio milhão de unidades (17,3%), o que é particularmente notável após uma sequência de dois recordes históricos nos dois anos anteriores.
O crescimento das vendas foi expressivo na região indiana (17,1%), mas foi incrível na América Latina (68,5%), o que não é nenhuma surpresa, visto a ploriferação das motos da marca (e também da rival Bajaj) nas ruas brasileiras, assim como no Leste Europeu (28,6%).
A história do sucesso recente da Royal Enfield começa em 2013, quando a empresa proprietária da marca, a fabricante Eicher Motors, decidiu construir uma nova e moderna fábrica em Oragadam, Índia, que seria a base para a expansão do volume.
Em 2012, as vendas globais da Royal Enfield eram de apenas 113 mil, 99,9% produzidas na Índia. No ano fiscal de 2025, a marca atingirá a marca de 1 milhão de vendas, graças a uma ampla gama de modelos e a novas fábricas em Bangladesh, Argentina e Brasil.
Qual o truque da Royal Enfield? Só um especialista em mercado pode dizer com exatidão, mas ter se concentrado nos segmentos mais acessíveis, oferecendo vários modelos convencionais com a mesma plataforma (com menor custo de produção) e em mercados emergentes é um bom palpite.
Em 2025, os mercados na América Latina, região Indiana e leste asiático continuam se expandindo, mas o mesmo não acontece na América do Norte e Europa Ocidental, onde se concentra o público mais rico e os produtos premium. Não por acaso, as vendas reportaram queda (-7,1%) na Europa Ocidental.
Atualmente a Royal Enfield já está classificada em 9ª lugar no ranking mundial de fabricantes de veículos de duas rodas, considerando apenas o segmento de motocicletas (excluindo scooters e ciclomotores), ela está em sexto lugar. Um sucesso que merece ser estudado pelas empresas rivais.