O lançamento da Royal Enfield Classic 650 parece cada vez mais perto. O protótipo do modelo foi novamente flagrado em testes já sem disfarces, quase completamente pronto para produção em série.
O protótipo já havia sido fotografado em fevereiro ao lado de outra novidade, a Scram 650, e agora apareceu novamente em todo o seu esplendor. Além disso, o piloto de testes com o protótipo não estava na Índia, mas na Europa, indicando o futuro mercado da motocicleta.
Trata-se de uma versão maior da Classic 350, um dos maiores sucessos da Royal Enfield na Índia, que recebeu uma nova plataforma em 2021, a mesma da Meteor 350, Hunter 350 e Bullet 350, esta última apresentada no ano passado.
No mesmo embalo, a Classic 650 terá a mesma plataforma das gêmeas médias, Interceptor 650 e Continental GT 650, inauguradas em 2017. O que deve deixar o catálogo da Royal Enfield bem homogêneo e organizado.
O motor é um dois cilindros em linha (com virabrequins a 270º) que rende 48 cv a 7.250 rpm e 52 Nm de torque entre 5.000 rpm, que se encaixa perfeitamente na carteira de motorista A2 europeia. Ou seja, nenhuma homologação separada é necessária para criar a nova Classic 650.
As diferenças devem ficar realmente apenas no chassi, um meio termo entre a esportividade da Interceptor/Continental e a postura relaxada da Super Meteor 650. O arranjo é o feijão com arroz de sempre, ou seja, estrutura tubular de aço e 2 amortecedores traseiros.
Com o modelo efetivamente pronto, o lançamento da Classic 650 é questão de tempo e pode acontecer ainda nesse semestre. De acordo com a imprensa indiana, será um modelo relativamente barato, com preço inferior as gêmeas Interceptor 650 e Continental GT 650.
A Royal Enfield caiu no gosto do brasileiro. Em suas respectivas categorias, todas as motos da marca estão bem posicionadas. O que nos leva a crer que a Classic 650 tem grandes chances de chegar por aqui. No Brasil a mais barata da linha é a Interceptor 650, a partir de R$ 29.990.