Conforme o combinado, a Royal Enfield apresentou hoje (1º) na Índia uma nova Classic 350 para 2022. O modelo mais vendido da marca em seu país natal foi totalmente renovada para continuar na liderança.
Embora o estilo da nova Classic 350 não seja muito diferente da anterior, a nova motocicleta é baseada na “plataforma J”, desenvolvida em conjunto por engenheiros britânicos e indianos da Royal Enfield e que fez a sua estreia na Meteor 350 apresentada em novembro do ano passado.
Também vem da Meteor 350 o motor, um monocilíndrico de 349 cm³ com injeção eletrônica e refrigeração mista ar/óleo, capaz de produzir 20,2 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgf,m a 4.000 rotações. Diferentemente da geração anterior, esse propulsor é dotado de eixos balanceadores e vibra bem menos. A caixa de câmbio tem cinco marchas.
Na ciclística, a nova Classic 350 possui rodas de 19 e 18 polegadas que podem ser raiadas ou de liga. Em termos de freios, a moto conta com um disco de 300 mm na dianteira, mordido por uma pinça flutuante de 2 pistões e um disco traseiro de 270 mm com pinça de pistão único (ou tambor de 153 mm no caso da versão Redditch).
Ao sentar-se, o condutor encontra um largo assento individual que deixa à mostra o para-lama traseiro. Um largo guidão proporciona uma posição relaxada. O tanque em formato de gota comporta 13 litros de combustível. O painel combina velocímetro e tacômetro analógicos com demais informações digitais. Há uma entrada USB.
Mas é no estilo que a Classic 350 se vende mesmo. A nova geração busca inspiração na história da própria Royal Enfield, o modelo G2 de 1948, o primeiro da marca a ter uma suspensão traseira tipo triângulo de série. Por isso, a motocicleta será oferecida na Índia em cinco versões diferentes: Redditch, Halcyon, Signals, Dark e Chrome.
Disponível nas cores cinza e verde, a Redditch é a mais simples delas, com rodas raiadas de aros pretos e é a única a ter freio a tambor na roda traseira. Já a Halcyon, que vem nas cores preta, verde e azul, conta com aros cromados e disco na traseira, com ABS de duplo canal.
Oferecida apenas nas cores bege (Desert Sand) e cinza fosco (Marsh Grey), a Signals possui um ar mais robusto e bélico. Sem cromados, a versão vem com rodas, motor e escapamento pintados de preto, mas também conta com freio a disco na traseira, com ABS de canal duplo.
Como o próprio nome sugere, a Dark abre mão dos cromados para um visual totalmente obscurecido em dois tons: cinza (Gunmetal Grey) e preto (Stealth Black), ambos foscos. A diferença dessa versão são as rodas de liga, que lhe emprestam um ar ligeiramente mais esportivo.
Finalmente temos a Chrome, topo de linha. Disponível em bronze e vermelho, essa versão é a celebração máxima da Classic 350, absolutamente retrô, com cromados em abundância. É a única a contar com o sistema de navegação Tripper, que estreou na Meteor 350 e vem sendo muito elogiado pela sua simplicidade de operação.
Conforme mencionado, a Royal Enfield Classic 350 está disponível, de momento, apenas na Índia, onde tem o preço público sugerido de 185 mil rúpias, o equivalente a R$ 13.000 hoje. A moto chega à Europa em 2022 e possivelmente no Brasil também, já que a marca tem agora uma nova fábrica na Argentina.