A Royal Enfield lançou no ano passado dois novos modelos bicilíndricos de 650cc: Interceptor e Continental GT. E, para demonstrar o seu potencial de customização, a marca anglo-indiana encomendou a uma conhecida empresa norte-americana essa dragbike impressionante.
O trabalho ficou a cargo da S&S Cycle, empresa que desenvolve motos de competição e peças de alta performance em Viola, no Wisconsin desde 1958. Eles começaram alargando o tamanho dos pistões, o que aumentou a cilindrada da moto para 865cc.
Novas bielas forjadas foram instaladas e a taxa de compressão significativamente aumentada, graças a um novo virabrequim mais afiado. O mesmo pode-se dizer dos corpos do acelerador, que passaram para 38 mm. Como cereja no bolo, uma injeção de óxido nitroso foi adaptada ao motor.
Isso aumentou a potência para cerca de 100 cv a 7.000 rpm, com um torque de 11,62 kgf.m a apenas 5.800 rotações. Para se ter uma ideia, o modelo original possuia apenas 49 cv e 5,30 kgf.m. Por isso, a transmissão e a embreagem também precisaram ser massivamente fortalecidas.
O quadro tubular de aço foi completamente redesenhado pelo renomado construtor Harris Performance, com uma cauda longa e rígida. Os indianos já haviam incorporado o mago à seu império em 2015 sendo ele próprio o desenvolvedor dos chassis das novas 650cc.
A parte ciclística recebeu os mesmos cuidados. As bengalas dianteiras agora são invertidas da Öhlins, enquanto que o único disco de freio dianteiro tem 320 mm de diâmetro e foi fornecido pela Bremspower, com pinças Brembo. As rodas de 17 polegadas PVM são montadas em pneus esportivos Shinko.
O design não foi esquecido, com tanque, para-lama dianteiro, minissaias e spoiler produzidos em fibra de carbono e decorados com uma aparência monocromática. Farol e lanterna são ambos de LED. A distância entre eixos ficou bem longa, 1.570 mm, assim como as pedaleiras, bem inclinadas para trás.
A ideia era mostrar o que pode ser feito com uma Interceptor e Continental GT quando se tem criatividade. Com certeza o objetivo foi atingido. A chamada “Royal Enfield Lock Stock” foi exposta no Bike Shed Show, em Londres e deve ser vista em outros salões ao longo desse ano.