Lembra quando dissemos há algumas semanas que a Royal Enfield pretendia introduzir o sistema de navegação “Tripper” na Himalayan muito em breve? É o que a montadora indiana fez hoje (10) ao introduzir o modelo 2021 da motocicleta.
Embora a Royal Enfield esteja alardeando o lançamento como “nova Himalayan”, na verdade trata-se mais de uma atualização para adequar a motocicleta aos limites de emissões tanto da Índia, quanto da Europa.
O motor monocilíndrico de 411 cm³ refrigerado a ar permaneceu praticamente inalterado e continua rendendo 24,3 cv e um torque máximo de 3,2 kgf.m. Isso significa que a motocicleta de 199 kg já totalmente abastecida pode atingir até 130 km/h.
Nenhuma mudança foi feita no quadro tubular de aço e nas suspensões compostas de garfos telescópicos com 200 mm de curso na dianteira e amortecedor com 180 mm de viagem na traseira. As rodas raiadas de 21 e 17 polegadas tem pneus borrachudos e discos de freio de 300 mm à frente e 240 mm atrás.
Vamos então ao que mudou. As barras de proteção laterais e o bagageiro foram ligeiramente alterados. O para-brisa tem um novo formato e o assento modificado para ser mais confortável. A inovação mais importante, no entanto, é o sistema de navegação “Tripper” que já havia sido introduzido na Meteor 350.
Bastante simples, o dispositivo foi instalado em um novo mostrador no painel à direita e é capaz de se comunicar com smartphones via bluetooth navegando através de rotas estabelecidas no Google Maps. Ao selecionar a rota, o Tripper vai indicando o caminho através de setas e ainda avisa a distância para a próxima curva.
Também foram boladas novas cores, que são “Granite Black”, “Mirage Silver” e “Pine Green”. Porém, as antigas “Gravel Grey”, “Lake Blue” e “Rock Red” continuam disponíveis totalizando seis opções. Como a Himalayan é comercializada no Brasil, é bem provável que o novo modelo chegue também por aqui nos próximos meses.