Parece que foi ontem, mas o incrível duelo entre Valentino Rossi e Casey Stoner em Laguna Seca já tem 15 anos. O italiano protagonizou uma histórica ultrapassagem em plena curva do “Saca Rolhas”.
O Grande Prêmio norte-americano era a 11º etapa daquele ano. Stoner era o campeão reinante e, após um início claudicante de campeonato, parecia estar voltando a boa forma da última temporada, com vitórias consecutivas na Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Rossi era o líder do campeonato, mas com Stoner, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo na pista, pela primeira vez parecia que o italiano tinha rivais à sua altura. Tanto é que apenas três vitórias haviam sido conquistadas, na China, França e Itália.
Depois de dominar completamente a MotoGP em 2004 e 2005, Rossi e a Yamaha viram a concorrência apertar em 2006 e 2007, especialmente com a Ducati, que agora conseguia equilibrar potência e manobrabilidade com ajuda da eletrônica e do extraordinário talento de Stoner.
Em 2008, graças à chegada de novos técnicos especializados em eletrônica, a Yamaha conseguiu voltar ao páreo, com uma moto muito melhorada. Rossi também mudou seu estilo de pilotagem para se adequar aos novos tempos e queria dar uma resposta a Stoner em Laguna Seca.
Stoner liderou todas as sessões de treinos e assegurou a pole position, mostrando que a Ducati se adaptara muito bem ao circuito de Laguna Seca. Rossi classificou-se em segundo a quase meio segundo do australiano. Lorenzo, em quarto no grid, já vinha quase um segundo atrás.
Na largada, Stoner pulou na frente, mas Rossi permaneceu no seu encalço e, determinado a não deixar o australiano fugir, logo deu um jeito de ultrapassá-lo. Os dois começaram uma série de ultrapassagens deixando a vitória completamente indefinida.
Stoner recuperou a liderança na sequência de curvas rápidas que leva ao famoso Saca Rolhas, um gancho apertado à direita no topo da colina. Mas Rossi deixou para frear no último segundo, saindo da pista no ponto mais crítico do circuito, mas ainda à frente do rival.
A essa altura, já tornara-se visível que a batalha tinha contornos pessoais para Rossi. Stoner sentiu o golpe e começou a cometer alguns erros. Na volta 13, por exemplo, ele chegou a retomar a ponta, mas em seguida perdeu o ponto de freada e o italiano passou novamente.
Malandro, Rossi freou na curva 11 um pouquinho antes do ponto ideal pegando Stoner desprevenido e levando-o a uma pequena queda. Embora tenha conseguido voltar, a corrida já tinha um vencedor. Rossi cruzou a linha de chegada mais de 13 segundos a frente.
Laguna Seca 2008 foi mais uma demonstração da enorme determinação de Rossi em manter-se entre os melhores pilotos de sua época e também das seguintes. O italiano venceria o seu oitavo título no final daquele ano e outro em 2009, com Stoner, Pedrosa e Lorenzo na pista.
A garra demonstrada por Rossi também inspirou muita gente, inclusive Marc Márquez, que praticamente repetiu a ultrapassagem no Saca Rolhas justamente sobre o italiano, cinco anos mais tarde. Um dia de caça outro de caçador.
Além de tudo, o Saca Rolhas realmente é um ponto excelente para ultrapassagens antológicas. Na Fórmula Indy, em 1996, os pilotos Alessandro Zanardi e Brian Herta fizeram algo parecido… em quatro rodas! Veja esse momento clássico do automobilismo aqui.