Poucos estavam mais felizes do que Valentino Rossi ontem (31), após concluir o Grande Prêmio da Argentina na segunda posição. O italiano voltou ao pódio após uma ausência de onze etapas e ainda realizou uma ultrapassagem sensacional sobre Andrea Dovizioso na última volta.
O último pódio de Rossi havia sido no Grande Prêmio da Alemanha do ano passado, no circuito de Sachsenring. Depois disso, o piloto de 40 anos entrou em um período que classificou como muito difícil, por isso o segundo lugar conquistado em Termas de Rio Hondo tem sabor de vitória.
“Tem sido um longo tempo – desde Sachsenring no ano passado – que estive no pódio. Este segundo lugar é especialmente satisfatório, porque nas duas últimas corridas do ano passado, Malásia e Valência, eu estava em primeiro e segundo lugar, mas cometi alguns erros“, admite Rossi. “Terminar o campeonato assim foi muito difícil de aceitar, por isso, também por este motivo, este resultado é muito importante para mim, para a minha equipe e para a Yamaha, depois de um período difícil“.
Rossi, que havia largado na quarta posição passou a corrida inteira disputando o segundo lugar com Andrea Dovizioso, da Ducati. O piloto da Yamaha vinha em terceiro na última volta, quando surpreendeu o conterrâneo com uma ultrapassagem em lugar inesperado.
“Dovizioso ficou na minha frente e fez uma corrida muito boa com um bom ritmo. Fomos capazes de abrir vantagem dos demais e nesse momento eu sabia que tinha que ser muito preciso nas frenagens para ter o segundo lugar, sem cometer nenhum erro, senão Dovi me passaria de novo“, conta. “Naquele momento [da ultrapassagem] eu estava andando bem, entrei muito rápido, estou feliz porque, antes de tudo, ultrapassar na última volta é sempre especial e também porque eu fui muito bem na frenagem“.
Com o quinto lugar conquistado no Catar e o segundo na Argentina, Rossi agora é o terceiro colocado no campeonato com 31 pontos, enquanto Dovizioso é o segundo com 41 e Marc Márquez o primeiro com 45. A próxima etapa é o Grande Prêmio dos Estados Unidos, dentro de duas semanas.