Valentino Rossi venceu hoje (27) o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, no circuito de Assen. O italiano precisou duelar até a última volta com Marc Márquez, que chegou na segunda posição após uma colisão na chicane final. Jorge Lorenzo completou o pódio.
Rossi, que havia conquistado a pole position manteve a posição na largada, seguido por Aleix Espargaró e Márquez. O bicampeão, no entanto queria se redimir dos erros nas últimas etapas e antes do final da primeira volta já havia superado o espanhol da Suzuki, indo à caça do líder. Começava aí o grande duelo da corrida.
Márquez não perdeu contato com Rossi e ambos dispararam na liderança, deixando para trás todos os outros competidores, inclusive Jorge Lorenzo. O vencedor das últimas quatro etapas progrediu de oitavo para terceiro, mas em nenhum momento conseguiu se intrometer na briga entre os dois primeiros.
Atrás de Lorenzo, que corria isolado em terceiro o segundo pelotão, formado por Andrea Iannone, Pol Espargaró, Andreia Dovizioso Cal Crutchlow, Aleix Espargaró (que ficava para trás), Bradley Smith e Dani Pedrosa fazia outra bonita disputa. As trocas de posição entre o quarto e décimo lugares eram constantes.
Lá na frente, Rossi segurava a ponta, com Márquez colado em sua traseira. Assim como já haviam feito em Termas de Rio Hondo, na Argentina, os dois competidores seguiram pilotando com maestria, no limite de suas capacidades. A oito voltas do final, o espanhol finalmente conseguiu realizar a ultrapassagem.
Rossi, no entanto, não perdeu contato e permaneceu colado. A Honda era melhor nas frenagens, mas a Yamaha respondia mais rápido nas retomadas. O italiano passou a estudar as linhas do adversário e armou um novo bote quando Márquez não esperava, recuperando a ponta a três voltas do final. Enquanto isso, Lorenzo já estava a oito segundos da dupla.
Novamente na segunda posição, Márquez só tinha uma cartada para tentar vencer a prova: uma manobra na famigerada chicane final, que já viu vários enroscos no passado. Em 2015 não seria diferente. No desespero, o espanhol deixou para frear no último segundo, chegando a tocar em Rossi, que acabou seguindo reto, passando pela caixa de brita.
Enquanto Márquez tentou desajeitadamente seguir pelo trajeto da pista, Rossi manteve-se mais equilibrado em linha reta e voltou ao traçado ainda na frente, o suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro, pela terceira vez no ano. Essa também foi a primeira vez que o eneacampeão venceu saindo da pole position desde 2009.
Apagado, Lorenzo chegou em terceiro, mais de 14 segundos atrás. Iannone ficou em quarto, Pol Espargaró em quinto e Crutchlow em sexto. Smith completou a prova em sétimo, seguido de Pedrosa, Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Dovizioso lutou muito, mas acabou despencando para o 12º lugar atrás de Danilo Petrucci. Confira aqui os resultados completos.
Com resultado, Rossi mantém a liderança do campeonato, agora mais tranquilo, com 163 pontos, dez à mais que Lorenzo. Iannone manteve a terceira posição, com 107 e Márquez finalmente evoluiu, passando a somar 89 pontos. A próxima corrida acontece em duas semanas, em Sachsenring, na Alemanha.