Valentino Rossi venceu hoje (5) o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP no circuito de Montmeló, próximo à Barcelona. O italiano realizou um épico duelo com Marc Márquez pela liderança que durou até a última volta. Dani Pedrosa foi o terceiro enquanto que Jorge Lorenzo foi abalroado por Andrea Iannone e abandonou.
Na largada, Lorenzo pulou na frente trazendo junto Pedrosa e Iannone. Márquez, no entanto, não demorou a ganhar essas duas posições e ir à caça do líder antes do final da primeira volta. Rossi vinha apenas em sexto, atrás de Maverick Viñales.
Lorenzo, Márquez e Pedrosa abriam a frente, enquanto Rossi realizava uma ultrapassagem dupla sobre Viñales e Iannone na freada da primeira curva. Com isso o italiano rapidamente se aproximou dos líderes, formando o já conhecido quarteto que sempre domina a MotoGP nos últimos anos.
Enquanto Viñales superava Iannone para ficar em quinto, Rossi ultrapassava Pedrosa para assumir a terceira posição. O piloto da Honda, utilizando pneus médios na traseira (enquanto os demais escolheram os duros) sofria para se manter no grupo líder.
A situação de Pedrosa era tão difícil que o espanhol passou a ser pressionado por Viñales, que tentava superá-lo de todas as formas. Lorenzo, enquanto isso corria na frente com 0s4 de vantagem para Márquez e 1s1 para Rossi.
Rossi, fulminante assume a ponta. Lorenzo, com problemas fica para trás
Com cinco voltas completadas, Rossi finalmente consegue a ultrapassagem sobre Márquez na freada para a curva 4 (Repsol). O eneacampeão vinha em um ritmo muito bom, conforme já havia demonstrado ao encerrar o Warm Up com o melhor tempo, pela manhã.
Já na volta seguinte, Rossi confirma o bom momento e não encontrou dificuldades em superar Lorenzo na freada para a primeira curva e assumir a liderança da prova. Márquez veio no embalo e logo em seguida também superou o piloto da Yamaha, que foi relegado ao terceiro lugar.
Aparentando ter problemas em sua Yamaha M1, Lorenzo passou a ser pressionado por Pedrosa, que não teve dificuldade em superá-lo, logo em seguida. O campeão do mundo perdia um segundo por volta e até Viñales com sua Suzuki conseguiu superá-lo restando 14 voltas para o final.
Rossi corria à frente, mas Márquez ainda não havia desistido. Apesar de estar pilotando uma moto claramente mais desequilibrada, o espanhol da Honda corria a apenas quatro décimos atrás do líder.
Iannone tira Lorenzo da corrida. Rossi e Márquez realizam briga eletrizante
Com nítidos problemas no pneu dianteiro, Lorenzo começou a ser acossado por Iannone que vinha em sexto. O italiano estava muito próximo quando perdeu o controle de sua Ducati na curva Campsa e acabou acertando o campeão do mundo por trás. Ambos acabaram fora da pista e fora da prova, o que deixou o campeão do mundo furioso.
Com isso, a quinta posição foi assumida por Pol Espargaró, que trouxe também Cal Crutchlow em sexto. Os dois, pilotando por times satélites haviam superado Andrea Dovizioso com a segunda Ducati oficial e Danilo Petrucci, com a máquina italiana da equipe Pramac. Hector Barberá e Álvaro Bautista vinham em nono e décimo, respectivamente.
Quando restavam apenas cinco voltas para o final, Márquez tentou dar o bote na mesma curva do acidente entre Lorenzo e Iannone. O espanhol chegou a recuperar a ponta, mas o italiano veio por dentro e anulou a manobra do bicampeão.
Disposto a vencer, Márquez tentou novamente na reta de chegada, usando a força do motor de sua Honda, mas novamente foi rechaçado pelo melhor equilíbrio da Yamaha de Rossi. O espanhol tentou novamente na volta seguinte dessa vez conseguindo superar o eneacampeão.
Rossi, contudo não desistiu e a briga entre os dois rivais levantava o público de Montmeló. Quando restavam três voltas, foi a vez do piloto da Yamaha aproveitar o vácuo na reta dos boxes para recuperar a liderança. Visivelmente pilotando no limite, Márquez escorregava em todas as curvas, com ambos dando um show de pilotagem.
Ao abrirem a última volta, Márquez ficara um pouco para trás, dando mostras de que havia chegado ao limite do equipamento. Com isso, Rossi aproveitou para abrir uma pequena vantagem que se revelou suficiente para cruzar a linha de chegada com 2 segundos de vantagem sobre o espanhol. Uma vitória épica do piloto de 37 anos.
Dani Pedrosa cruzou em terceiro a mais de seis segundos dos líderes, com Viñales em quarto. Pol Espargaró e Crutchlow confirmaram a quinta e sexta posições, enquanto que Dovizioso salvou uns pontinhos para a Ducati em sétimo. Com sua Aprilia RSGP, Bautista conseguiu a proeza de ultrapassar Petrucci e Barberá para chegar em um excelente oitavo lugar. Clique aqui para conferir os resultados completos.
Com o abandono, Lorenzo perdeu novamente a liderança do campeonato para Márquez, que agora possui 125 pontos contra 115 do espanhol. Graças à sua segunda vitória em 2016, Rossi chega aos 103 e entra novamente no páreo. Pedrosa vem em quarto com 82. A próxima etapa acontece na catedral de Assen, na Holanda.