No próximo dia 23 de outubro completaremos 10 anos sem Marco Simoncelli, morto tragicamente no GP da Malásia daquele ano. O carismático piloto foi o primeiro apadrinhado de Valentino Rossi que confessa: “criamos a VR46 Academy em sua homenagem”.
Simoncelli, que corria pela equipe particular de Fausto Gresini, ainda era um novato na Categoria Rainha quando sofreu o acidente na segunda volta do GP da Malásia de 2011. O italiano perdeu o controle e foi atingido por Colin Edwards e o próprio Valentino Rossi, seu amigo até fora das pistas.
“Tenho muitas saudades do Marco, especialmente como amigo porque nos divertimos muito juntos. Sempre foi divertido com ele“, disse Rossi. “Também sentimos sua falta como piloto, porque acho que Marco teria uma grande chance de pilotar uma Honda de fábrica em 2012 e brigar pelo título“, acredita.
Campeão nas 250cc em 2008, Simoncelli era muito criticado por sua agressividade nas pistas, especialmente por Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Mas o piloto de 24 anos vinha em ascensão na época do acidente, tendo conquistado o seu último pódio uma semana antes (16 de outubro) no GP da Austrália.
“Criamos a VR46 Academy em sua homenagem, porque ele foi o primeiro piloto que ajudamos“, acrescentou Rossi, em consideração ao seu jovem talento de sucesso. “Não é nada de especial e seria melhor tê-lo aqui conosco, mas é o que pudemos fazer“. Na época o Doutor ainda estava na Ducati.
E será justamente na Itália, no circuito de Misano (bem próximo da cidade natal de Simoncelli) a próxima parada da MotoGP, no próximo final de semana. Várias homenagens são esperadas à SIC58 durante o evento. Depois dessa, restarão apenas duas rodadas para o término da temporada, em Portimão e Valência.