Valentino Rossi conquistou hoje (23) a pole position para o Grande Prêmio de Jerez de MotoGP, na Espanha. O italiano cravou o surpreendente tempo de 1min38s736, roubando a primeira posição de Jorge Lorenzo que dominava completamente a classificação. Marc Márquez completou a primeira fila.
As atividades começaram com o FP4, o último treino livre. O clima estava nublado, mas felizmente com pista seca no circuito andaluz de Jerez. Muito a vontade desde os treinos livres, Lorenzo começou a sessão na frente, com 1min39s775. Rossi vinha no embalo, 0s536 atrás do companheiro de Yamaha.
O circuito com curvas extremamente fluídas de Jerez parecia perfeito para a Yamaha M1 e isso ficou evidente no domínio de Lorenzo, que antes do fim do TL4 conseguiu baixar o tempo ainda mais, para 1min39s241. Andando de lado, Márquez ainda conseguiu superar Rossi, mas ficou a 0s266 do líder. Dani Pedrosa completou os quatro primeiros.
Q1: Baz surpreende e Smith decepciona
Depois de terem ido muito mal nos treinos livres, os britânicos Cal Crutchlow e Bradley Smith foram as presenças inesperadas para o Q1, a primeira sessão que classifica as duas últimas vagas para o Q2 e as posições finais para o grid de largada.
Eugene Lavertyv foi o primeiro líder, ao marcar o tempo de 1min40s860. O norte-irlandês, no entanto, logo foi superado por Loris Baz, com 1min40s298. Apenas 11 milésimos atrás vinha Crutchlow, mostrando que não estava disposto a ficar de fora do Q2. Smith, no entanto tinha problemas, com 0s519 de atraso para o tempo do francês.
Quando restavam poucos segundos, Crutchlow conseguiu se garantir com o tempo de 1min39s907. Álvaro Bautista chegou a surgir na segunda posição, mas foi Baz quem assegurou a segunda vaga, já com o cronômetro zerado. Smith bem que se esforçou, mas ficou apenas em quarto, a 0s335 atrás do líder.
Q2: Rossi faz mágica
Lorenzo continuou na frente no começo do Q2, com o tempo de 1min39s405. Márquez vinha em segundo, mas a surpresa daquele momento eram as Ducati GP14.2 da equipe Avintia, com Hector Barberá e Loris Baz em terceiro e quarto lugares, a frente de Rossi e Pedrosa.
Quando marcou 1min39s064, Márquez finalmente conseguiu tirar Lorenzo da frente pela primeira vez no sábado. Após algum tempo parado para ajustes, Rossi também começa a melhorar suas marcas, se colocando novamente em terceiro. As Ducati oficial, no entanto vinham muito mal, com Andrea Dovizioso em 10º e Andrea Iannone em 11º.
Quando faltavam três minutos, Lorenzo melhora ainda mais, para 1min38s858, tempo que parecia suficiente para a pole position. Contudo, quando o cronômetro já estava zerado, Rossi tira um “coelho da cartola” ao estabelecer 1min38s736 e roubar a primeira posição do companheiro de equipe.
Lorenzo ficou em segundo, 0s122 atrás do italiano. Márquez tentou uma última cartada na volta final, mas acabou ficando mesmo em terceiro, a 0s155 do líder. No finalzinho, Dovizioso também evoluiu o bastante para garantir a quarta posição, com o tempo de 1mins39s580.
Maverick Viñales figurou entre os primeiros, mas se classificou apenas em sexto lugar, a frente de Pedrosa, novamente muito discreto em sétimo. Pol Espargaró, Hector Barberá e Cal Crutchlow completaram os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.