Valentino Rossi disse tudo o que pensa em uma recente entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera, especialmente no que concerne a Marc Márquez, que não perdoa pelos acontecimentos de 2015.
Naquela temporada, Rossi afirma que Márquez vinha o prejudicando deliberadamente na pista para impedir o seu décimo título mundial. A tensão cresceu a tal ponto que os dois colidiram no GP da Malásia, penúltima etapa do campeonato. O título ficou com Jorge Lorenzo.
“Você conseguiu perdoá-lo pelo final da temporada 2015?” perguntou o repórter ao que Rossi respondeu: “Impossível. O que ele fez comigo não é perdoável. Quando penso naqueles dias, tenho os mesmos sentimentos de então. E já se passaram seis anos. Parece-me difícil que isso possa mudar“.
Sobre o acidente que Márquez sofreu no ano passado fraturando o seu braço direito, Rossi foi mais diplomático: “Acho que ele voltou a correr muito cedo depois da operação e não entendo como eles permitiram que isso acontecesse“, disse antes de citar o retorno prematuro de Lorenzo no GP da Holanda de 2013 como exemplo.
“Após o retorno relâmpago de Lorenzo a Assen em 2013, para evitar riscos excessivos, a Dorna estabeleceu alguns limites“, disse Rossi. Na ocasião, Lorenzo quebrou a clavícula na quinta-feira, fez a cirurgia na sexta-feira e voltou ao circuito para disputar a corrida no sábado. “Com Márquez, de repente, todos ignoraram esses limites, sabe-se lá por quê“.
Sobre a ausência de Márquez devido ao acidente e seu complicado tratamento que já rendeu três cirurgias, Rossi também foi cauteloso. “Lamento muito ele não poder correr. Ninguém sabe no momento, nem mesmo ele, se voltará tão forte quanto antes. Mas Márquez não foi o adversário mais forte que conheci”, garante.
No que concerne a Yamaha, Rossi também não escondeu o que pensa. O italiano acha que a equipe oficial cometeu um erro ao definir sua dupla de pilotos de 2021 antes mesmo de começar a temporada 2020. Eles o trocaram pelo francês Fábio Quartararo.
“Eles escolheram os pilotos da 2021 antes do início de 2020, e isso é um erro na minha opinião. É um vício da MotoGP. Devíamos esperar pelo menos algumas corridas“, opinou Rossi. “De qualquer forma, Quartararo ainda é uma promessa e [Maverick] Viñales, mesmo com seus altos e baixos, é muito forte. Eu tenho certeza que eles irão bem”, ressaltou.