Após conquistar apenas a 13º posição no grid de largada para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, Valentino Rossi disse que a corrida tende a ser difícil por causa do alto desgaste de pneus que a Yamaha vem sofrendo.
Desde a introdução no novo traçado, semelhante ao utilizado pela Fórmula 1, a Yamaha tem sofrido para acertar as M1 no circuito de Montmeló. Além de Rossi, seu companheiro de equipe, Maverick Viñales ficou apenas na nona posição.
“Tivemos algumas boas ideias para hoje, então eu esperava ser mais competitivo. Com falta de aderência, sofremos muito com os pneus e a qualificação foi ruim. Também tive azar, perdi o Q2 por apenas uma posição, então com certeza é difícil porque o ritmo não é fantástico.” (Valentino Rossi)
Reconhecido como um piloto “de corrida”, Rossi permanece otimista para amanhã, mas afirmou que a Yamaha terá que tentar um novo acerto nas motos a fim de conseguir brigar pelas primeiras posições como no ano passado, quando venceu a prova.
“Será uma corrida difícil para todos, porque os pneus parecem se esforçar para produzir aderência, especialmente em condições quentes. Será difícil, mas tentaremos outra coisa amanhã de manhã e veremos.”
A melhor Yamaha classificada foi a de Jonas Folger, que compete com uma YZR-M1 2016 da equipe satélite Tech3. Mesmo assim, o alemão ficou a mais de oito décimos do pole position, Dani Pedrosa. A largada está prevista para as 09h00 (horário de Brasília).