Valentino Rossi está com muito tempo para pensar, agora que está de molho após o forte acidente de enduro que o tirou de duas decisivas etapas da MotoGP. O italiano disse que está considerando passar a realizar um treinamento diferenciado e menos perigoso.
Rossi foi entrevistado pelo site oficial da MotoGP, onde revelou os primeiros detalhes do seu acidente ocorrido em 31 de agosto. “Fui com amigos até Urbino, uma trilha que fiz com meu pai aos 18 anos“, revelou. “Infelizmente, em uma seção em declive eu toquei em uma pedra e perdi o controle“, conta.
O piloto de 38 anos ainda disse que tentou minimizar os danos. “Eu tentei uma queda para prevenir e colocar meu pé no chão, mas foi muito abaixo de mim e todo o peso da minha moto deslocou-se para a minha perna, que acabou quebrando“, explicou.
Rossi acabou fraturando a fíbula e a tíbia da perna direita, tendo que se ausentar de sua etapa mais esperada do ano em Misano, que fica próximo de sua cidade natal, Tavullia. “A perna dói, mas no geral eu me sinto bem. Mentalmente me sinto muito pior, porque é horrível jogar fora pontos importantes e não correr na frente dos meus fãs“, confessou.
Como resultado, Rossi já está a 42 pontos dos líderes na pontuação, ou seja, praticamente fora da disputa do título de 2017. O que reacendeu a discussão: até que ponto os pilotos devem se arriscar nas horas vagas em nome do treinamento? Uma questão que o próprio italiano já está analisando de outra forma.
“Costumamos falar sobre esta questão. Somos motociclistas e a melhor maneira de treinar é pilotando. Infelizmente, isso também é muito perigoso“, reconheceu. “Nem sempre pilotamos, mas é importante fazer isso. Agora, sofri uma lesão pela segunda vez este ano em treinamentos. Devemos considerar como podemos treinar de forma diferente“, ponderou.
Rossi será substituído pelo holandês Michael van der Mark na próxima etapa, que acontece em Aragón, na Espanha em 24 de setembro. Sua volta às pistas, se tudo der certo, acontecerá apenas em 10 de outubro, no Grande Prêmio do Japão, em Motegi.