Valentino Rossi já está pressionando a Yamaha para o desenvolvimento de um defletor traseiro, peça inventada pela Ducati para essa temporada que já está trazendo resultados positivos.
Na vice-liderança do campeonato com 51 pontos, três apenas atrás do líder Andrea Dovizioso, Rossi quer manter-se na disputa até o final do ano. Por isso, o italiano falou sobre a necessidade da Yamaha em continuar a desenvolver a M1.
O defletor é uma peça aerodinâmica instalada no braço oscilante em frente à roda traseira que supostamente melhora a aderência no local. Graças a isso, Dovizioso venceu a etapa de abertura, no Catar, causando protesto nas outras equipes.
“Estou pressionando a Yamaha para conseguir algo semelhante ao que a Ducati usou do ponto de vista aerodinâmico e espero poder experimentar em breve” revelou Rossi ao Morebikes. “É um componente pequeno, não incomoda a moto, mas pode ajudar. Queremos desenvolver a M1 cada vez mais, precisamos pensar em tudo e continuar com o trabalho que já estamos fazendo“.
Depois que o defletor passou a ser considerado legal pelos delegados da MotoGP, Honda e Aprilia já apareceram na etapa seguinte, nos Estados Unidos com suas própria peças. Atento, Rossi e a Yamaha estão de olho nos resultados, que podem ser particularmente importantes para eles.
“O defletor, para nós em particular, poderia ser uma pedra fundamental: tivemos problemas com o aquecimento do pneu traseiro por um longo tempo e, como demonstrado por este ponto, a Yamaha foi a primeira a usar uma solução similar, mas não explorou a possibilidade de obter vantagens mesmo em superfícies secas“, revela. A próxima etapa acontece em Jerez, no dia 5 de maio.