Uma das revelações mais surpreendentes da festa de despedida de Valentino Rossi em Valência foi o seu pedido à Honda para que lhe desse a NSR500 com a qual tornou-se o último campeão das 500cc em 2001. Um pedido que até hoje não foi atendido.
Para homenagear Rossi, a Dorna levou à Valência as nove motos com as quais o piloto foi campeão, ou seja, duas Aprilia, três Honda e quatro Yamaha. Durante a ocasião, eles pediram ao italiano que sentasse em cada uma delas para comentar as lembranças e ao chegar à NSR500, de 2001, ele fez uma revelação bem inusitada.
“Essa aqui a Honda ficou de me dar e eu já tinha tudo pronto para recebê-la, já tinha até o lugar para ela em casa. Falei com o Alberto Puig [diretor da Honda] e pedi-lhe que me dessem“, disse Rossi. “Por algum motivo a moto nunca chegou. Ficaria muito feliz se a Honda mudasse de ideia e me desse. É claro que a moto vai ficar bem, com boa temperatura e terá um lugar de destaque na minha casa.”
Com essa motocicleta, Rossi conquistou o título da Categoria Rainha apenas em seu segundo ano completo, após uma batalha de proporções épicas com Max Biaggi (Yamaha). Com a máquina de 2 tempos, o italiano assegurou 11 vitórias tornando-se o último campeão antes de começar a era MotoGP em 2002.
Aparentemente, a Honda também tem seus motivos para ficar com a NSR 500. De acordo com o site Motorsport, a fabricante japonesa, que concordou em cedê-la temporariamente para a ocasião em Valência, ignorou os pedidos de Rossi e a moto já está de volta ao museu da marca em Tóquio.
“Esta moto também é muito importante para nós e nós a temos no museu. A Honda está muito orgulhosa de todos os títulos conquistados, também aqueles que Valentino conquistou com nossas motos“, explicou Puig ainda em Valência. “Queremos tê-la como troféu em nossa casa, para mostrar aos fãs que conseguimos conquistar o título com aquela moto.“
É mais um episódio que evidencia as diferenças entre Rossi e a Honda, que resultaram na separação das partes após três títulos consecutivos em 2003. No ano seguinte, Rossi foi para a Yamaha, que lhe concedeu muito mais liberdade. Tanto é que a marca dos diapasões lhe presenteou com algumas motos campeãs, como a de 2004 e a de 2008.