Valentino Rossi contou toda a dificuldade que passou com a pista molhada durante o Grande Prêmio do Japão, realizado hoje (11). O italiano, que chegou na segunda posição disse que foi uma corrida muito estressante mentalmente.
Na primeira parte da corrida, Rossi não estava conseguindo se aproximar de seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo, que liderava a prova com autoridade. A diferença entre eles chegou a ser de quase quatro segundos, mas tudo mudou quando a pista começou a secar.
“Fisicamente, não foi tão ruim, mas mentalmente foi muito difícil manter a concentração, porque nessas condições é muito fácil cometer um erro. No início, tivemos um bom ritmo, mas Jorge era mais forte e criou uma pequena vantagem. Depois, me aproximei dele e tentei não perder mais tempo, usando-o como motivação para manter minha concentração. Mas quando a pista começou a secar tudo se tornou mais difícil. O pneu se acabou e começou a deslizar muito quando Pedrosa chegou. Era uma situação difícil, porque se Dani me superasse e não a Jorge eu teria perdido mais nove pontos.” (Valentino Rossi)
Ultrapassado por Pedrosa, Rossi disse que tentou seguir o seu ritmo, o que ajudou a se aproximar de Lorenzo. Entretanto, o italiano quase perdeu o controle de sua Yamaha M1, próximo do final da corrida.
“Consegui fazer três ou quatro voltas muito fortes atrás de Dani e alcancei Jorge, que, em seguida, cometeu um erro. Consegui quatro pontos adicionais, que era o nosso objetivo, por isso estamos muito felizes. A pista estava muito melhor quando totalmente molhada, porque os pneus trabalhavam bem. Quando começou a secar você se sente como se estivesse em um barco no mar, a moto escorrega para todos os lados. Em três ou quatro ocasiões quando eu toquei o acelerador senti a frente escapando e disse: ‘não, não, não!’, por isso foi difícil, muito estressante.”
Agora Rossi tem 18 pontos de vantagem para Lorenzo, restando apenas três etapas, Austrália, Malásia e Valência. Mesmo que o espanhol vença todas, o italiano pode chegar na segunda posição que garante o décimo título mundial.