Valentino Rossi reagiu com serenidade a sua 10º posição no grid de largada para o Grande Prêmio do Catar em Losail. O italiano explicou que faltou tempo de pista para ele e sua equipe de engenheiros entenderem melhor a moto.
Rossi estabeleceu a sua melhor volta virando em 1min55s814 durante a segunda sessão de treinos livres (FP2), tempo que acabou credenciando-o para a 10º posição, 1s098 atrás de seu companheiro de equipe e pole position, Maverick Viñales.
“Para nós, que pessoalmente estamos um pouco lentos e atrasados, ter menos tempo na pista é um problema, mas é assim que as coisas são. Nós não poderíamos proceder de outra maneira, porque a pista não tinha as condições necessárias para que pudéssemos treinar. Eu acho que em uma sessão totalmente molhada ou seca eu poderia ter melhorado a minha posição no grid, que é o maior problema, porque eu estou na quarta fila.” (Valentino Rossi)
A sessão classificatória foi cancelada devido as fortes chuvas que atingiram o circuito de Losail desde o começo da semana. Ainda não se sabe ao certo se a corrida vai acontecer de dia ou prorrogada para a segunda-feira a noite, mas Rossi afirma que ele e sua equipe terão apenas meia hora para acertar a moto para a prova.
“Para modificar a moto, teremos um warm-up de meia hora amanhã. Mesmo que a corrida não seja exatamente realizada na noite, vamos tentar entender [o comportamento da moto] e depois vamos descobrir se terei ritmo suficiente para fazer uma boa corrida.”
O Grande Prêmio do Catar é realizado desde 2004 e até 2007 acontecia durante o dia. Depois, após muitas reclamações sobre o forte calor no deserto, a prova foi transferida para a noite, a partir de 2008 em um grande investimento dos árabes para colocar um sistema completo de iluminação no autódromo.