Depois de sofrer um acidente e anotar apenas o 12º tempo no treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão, Valentino Rossi falou mais um pouco sobre os problemas da Yamaha em 2017. O italiano afirma que a moto só é competitiva com pista bem molhada ou seca.
O acidente aconteceu nos primeiros minutos do último treino livre (FP4), felizmente sem maiores consequências a Rossi que ainda se recupera de uma perna fraturada no mês passado. “Foi um acidente bastante grande, mas tive sorte. Não há problemas, apenas sinto um pouco o dedo, mas o importante é que a perna está bem“, assegura.
Depois, quando era o único piloto da Yamaha oficial no Q2 (Maverick Viñales não passou do Q1), Rossi arriscou novamente ao calçar sua YZR-M1 com pneus slick macios, ao invés dos compostos para pista molhada. A pista, no entanto ainda estava muito molhada.
“Infelizmente, com menos água na pista, sofremos muito. Também por esta razão, arriscamos com o uso dos slicks, porque a pista estava se tornando mais seca“, explicou o eneacampeão. “Esperávamos secasse rapidamente, mas, ainda estava muito molhada”.
Rossi ainda voltou à pista com os pneus de chuva, mas não conseguiu completar uma volta válida a tempo. Para a corrida, o piloto de 38 anos se mostrou ciente das limitações. “Temos que esperar para ver quais serão as condições. Com mais água na pista, podemos ser bastante fortes, com menos água estamos lutando“, resignou-se. A previsão para o Grande Prêmio do Japão aponta possibilidade de chuva em 80%.