Valentino Rossi foi a surpresa do sábado (15) ao conquistar a pole position para o Grande Prêmio do Japão. O italiano disse que ele, assim como Jorge Lorenzo e Marc Márquez, estão fortes para vencer a corrida.
Depois de apresentar um desempenho apenas modesto nos treinos livres, Rossi disse que conseguiu melhorar o ritmo a partir do FP4. Contudo, o italiano ainda não se sente 100% fisicamente e acha que será difícil permanecer na frente durante a prova.
“No FP4 melhorei muito o ritmo e isso é muito importante para a corrida de amanhã. Eu, Marquez e Lorenzo somos fortes. Estamos próximos, mas parece que Jorge e Marc são um pouco mais rápidos do que eu. Então, precisamos trabalhar duro esta noite para consertar os pneus e espero que o tempo bom se mantenha manhã. Não estou a 100% porque forcei por muitas voltas e não me sinto no máximo, em muitas delas senti-me bastante doente e estou preocupado com a corrida porque é uma corrida longa e exigente.” (Valentino Rossi)
Rossi marcou o tempo de 1min43s954 colocando 0s180 de vantagem para Márquez e 0s267 sobre Lorenzo. A corrida está marcada para a madrugada de sábado para domingo (16) às 03h00 da manhã (horário brasileiro de verão).