Valentino Rossi não se eximiu da culpa após cair e ficar de fora do Grande Prêmio do Japão de MotoGP, realizado hoje (16) em Motegi. Com o abandono prematuro, o título ficou com Marc Márquez.
Rossi explicou que estava forçando o ritmo para se aproximar do espanhol na liderança, quando subitamente perdeu a frente de sua Yamaha YZR-M1 na freada para a curva 10, que antecede a longa reta oposta do circuito.
“Primeiro de tudo, gostaria de dizer que eu estou bem, felizmente sem problemas. Por outro lado é uma pena, porque eu estava muito forte e tinha um bom ritmo. Infelizmente o meu início não foi fantástico perdi a liderança para Márquez e Lorenzo. Depois disso, Márquez foi um pouco mais rápido em ultrapassar Lorenzo, eu perdi um pouco mais de tempo atrás dele, mas o ritmo era bom. Estava conseguindo forçar para alcançá-lo, mas infelizmente perdi a frente. Sinceramente, não senti nada diferente ao me aproximar, mas perdi a frente e logicamente cometi um erro.” (Valentino Rossi)
Com o acidente, a diferença de pontos entre os dois subiu para 77 pontos restando apenas 75 em jogo. Rossi só conseguiu se manter na vice-liderança do campeonato porque seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo também caiu, quando restavam cinco voltas para o final da corrida.