Valentino Rossi não escondeu a frustração ao comentar sobre a péssima sessão classificatória para o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, em Phillip Island. Em meio à pista úmida, o italiano não conseguiu passar pelo Q1 e irá largar apenas em 15º.
Rossi disse que desde os treinos livres não estava se sentindo a vontade na moto e a situação não melhorou à tarde, em meio à instabilidade climática na região de Phillip Island. O FP4, por exemplo, chegou a ser interrompido por vinte minutos devido a uma tromba d’água.
“Foi um dia muito estranho no que concerne as condições, porque eles mudaram de forma contínua e, infelizmente, nós nunca foram fortes desde pela manhã. Estamos um pouco preocupados porque, apesar de sabermos que nestas condições é difícil para todo mundo, eu nunca me senti bem no molhado ou no seco. Ontem de manhã, começamos muito bem, mas hoje tivemos alguns problemas e iremos largar na parte de trás do grid. (Valentino Rossi)
Rossi também disse que eles ainda não encontraram o acerto correto para correr na chuva e no tempo frio, condições em que a Yamaha parece sofrer mais do que a Honda esse ano. Três vezes vencedor em Phillip Island (2001, 2005 e 2014), o eneacampeão sabe que para ganhar a corrida é preciso ser muito rápido.
“Esperamos por melhores condições porque parece com a nossa moto sofre um pouco assim. Depende muito do ritmo que acontecerá amanhã, parece que quando é muito frio lutamos para conseguir a temperatura certa dos pneus e a moto se torna muito difícil de pilotar. Largar de 15º é um problema, com certeza, se você quiser tentar ganhar é quase impossível, mas se você for rápido você pode fazer uma boa corrida. Então é isso que nós temos que tentar.”
Essa foi a pior posição de largada de Rossi desde a temporada 2011, quando ainda estava na fase negra da Ducati. A largada para o Grande Prêmio da Austrália acontece na madrugada de sábado para domingo, por volta das 3h00 da manhã (horário de Brasília)