Valentino Rossi não falou muito sobre a nova YZR-M1 durante a apresentação da equipe na semana passada, mas agora o italiano revelou estar muito impressionado com o potencial da versão 2017.
Foram os britânicos do Motorcycle News que conseguiram saber mais sobre o que Rossi tinha achado do novo modelo. O multicampeão espera uma maior potência e um ritmo mais constante durante a corrida.
“Não sabíamos nada sobre a moto de 2017 antes de Valência mas, pelos rumores que vinham do Japão, esperávamos uma mudança maior do que temos. Então eu acho que todos na equipe, e eu, com certeza, estávamos curiosos. Mas no final foi mais um desenvolvimento normal da Yamaha. Do lado de fora, tem a mesma aparência. Para mim, nossa moto é muito boa e forte. Nós somos rápidos com os pneus novos, desde a primeira volta, mas precisamos melhorar na segunda metade da corrida, especialmente para a Honda depois que eles deram um passo em frente. Temos que salvar os pneus, ser mais constantes até o fim. Precisamos trabalhar muito com a eletrônica também, e entender se é melhor com o novo chassi.” (Valentino Rossi)
O chefe da equipe Massimo Meregalli também contou mais sobre os problemas que afetaram a Yamaha durante a temporada 2016, considerada como “difícil” por eles. O italiano contou que as atualizações feitas ao longo do ano não deram certo.
“Foi mais de uma razão, porque infelizmente depois de Mugello, quando tivemos o problema com o motor, tivemos que ajustar os RPMs e perdemos algum desempenho, por segurança. Essa foi uma das razões. Mas todas as atualizações que recebemos não foram tão boas como nós esperávamos e na outra extremidade nossos concorrentes fizeram uma melhoria enquanto nós ficamos na mesma. Isso é o que Valentino reclamou no final da temporada.” (Massimo Meregalli)
Rossi e seu novo companheiro de equipe Maverick Viñales irão pilotar a nova M1 no dia 30 de janeiro, na primeira sessão de testes coletivos em Sepang, na Malásia. Enquanto isso a Ducati testa hoje e amanhã (25/26) na pista com seus pilotos de teste, na sessão particular a qual tem direito.