Valentino Rossi e a Yamaha surpreenderam na manhã desse sábado (19) ao anunciarem a renovação do contrato por mais duas temporadas. Isso significa que o piloto italiano correrá pela marca dos diapasões na MotoGP até o final de 2018.
A renovação já era esperada por ambas as partes, mas o anúncio aconteceu antes do esperado. No press-release da Yamaha, Rossi se mostrou muito feliz em continuar em uma equipe na qual se sente em casa.
“Estou muito feliz em anunciar que a Yamaha e eu estendemos nosso contrato e vamos continuar a trabalhar em conjunto na MotoGP nos próximos dois anos. Estou muito satisfeito com esta decisão, porque sempre foi o meu plano competir enquanto fosse competitivo e divertido ao mesmo tempo. Desde que voltei para a Yamaha em 2013 me senti como se estivesse em casa novamente, o que os resultados demonstram. Eu tenho grande prazer de trabalhar com minha equipe e o resto da Movistar Yamaha MotoGP. O apoio deles não tem nenhum limite e quero agradecer-lhes sinceramente por isso. Estou muito motivado em continuar pilotando minha YZR-M1 para atingir os melhores resultados possíveis neste ano e nas duas temporadas seguintes. Eu também quero dizer um grande ‘obrigado’ aos meus fãs, que sempre estão comigo a cada passo, tornando as corridas ainda mais especiais. Vou continuar dando o máximo em cada corrida para que todos possamos continuar a desfrutar a MotoGP pelos próximos anos!” (Valentino Rossi)
Além de ser um dos maiores pilotos de todos os tempos, Rossi é muito importante para o marketing da Yamaha, que o utiliza como garoto propaganda esportivo ao redor do mundo. Esse foi um dos motivos que fizeram o chefe da equipe, Lin Jarvis vibrar com a sua permanência por pelo menos mais duas temporadas.
Eu acredito que a confirmação da extensão de contrato com Valentino será música para os ouvidos dos fãs Yamaha e fãs da MotoGP em todo o mundo. Eu não posso imaginar outra maneira melhor de começar a temporada do que com ambas as partes selando este forte compromisso. Do lado de Rossi, uma declaração de compromisso com o esporte que ele ama e com a Yamaha; do nosso lado, uma confirmação do reconhecimento com o piloto que nos trouxe 4 títulos mundiais e que continua a ser apaixonado por seu esporte e altamente competitivo, como seus dois vice-campeonatos nas duas últimas temporadas comprovam. Quando ele voltou para casa em 2013 foi “uma decisão para a vida toda”. Este novo acordo confirma que Vale vai realmente terminar a sua carreira com a Yamaha. Antes disso, no entanto todos os fãs poderão desfrutar de três temporadas emocionantes, na qual o Doutor buscará o 10º título mundial.” (Lin Jarvis)
Os treinos oficiais para o Grande Prêmio do Catar começam logo mais, a partir das 12h00 com a Moto3. Por volta das 13h00 começa o treino classificatório da Moto2 e o esperado Q2, que define o grid de largada da MotoGP está programado para as 15h00. A transmissão (ao vivo) acontece pelo Sportv.