Valentino Rossi e Maverick Viñales contaram os problemas que viveram no Grande Prêmio da Áustria, realizado hoje (13), onde finalizaram apenas em sexto e sétimo. Eles apontam que a Yamaha vai ter que trabalhar muito para reverter a situação e ainda continuar brigando pelo título.
Rossi já havia largado na sétima posição, mas chegou a estar em terceiro nas primeiras voltas antes de perder rendimento: “Hoje, os problemas começaram após dez ou doze voltas“, contou. “Infelizmente, estressamos demais o pneu traseiro, que caiu muito de rendimento e perdemos desempenho e velocidade“.
“A partir desse momento, foi muito difícil controlar a moto e também cometi um erro em frenagem“, continuou o eneacampeão. “Eu não tive o ritmo na segunda metade da corrida, sofri muito por falta de aderência”, explicou.
Apesar dos recentes testes e atualizações, Rossi acha que a Yamaha ainda tem os mesmos problemas do início do campeonato: “parece que é o mesmo problema que tivemos em Jerez e Barcelona: quando usamos demais o pneu traseiro, a moto fica lenta e difícil de pilotar na segunda metade da corrida“, explicou. “Com certeza, temos que trabalhar muito mecanicamente e também na eletrônica para melhorar esse problema“, concluiu.
Os mesmos problemas também foram vivenciados por seu companheiro de equipe, Maverick Viñales, que chegou em sexto. “tive uma grande queda no desempenho do pneu traseiro por quase toda a corrida“, contou o espanhol. “Quando eu passei reto estava disputando com Valentino, então tentei me acalmar, fazer o pneu funcionar até o final, mas era totalmente impossível“, garantiu.
Viñales ainda contou que o desempenho caiu tanto que foi difícil acompanhar o ritmo de Johann Zarco, que pilota uma Yamaha M1 2016: “Foi realmente difícil continuar acompanhando-os, não apenas as outras fábricas, mas também com Zarco. Temos que trabalhar muito se queremos lutar por esse campeonato“, avisou o espanhol.
Leia também
Márquez revela: “na última volta pensei em tudo, menos no campeonato”
Dovizioso: “Márquez sempre tenta algo na última volta”
MotoGP: Dovizioso vence na Áustria em disputa eletrizante com Márquez