Sem querer querendo, Valentino Rossi segue quebrando recordes. Com o segundo lugar conquistado no Grande Prêmio dos Estados Unidos domingo (23), o italiano se tornou o piloto mais velho a liderar o campeonato desde sua criação, em 1949.
Rossi, que completou 38 anos no último dia 16 de fevereiro superou a marca de Leslie Graham, que em 4 de setembro de 1949 conseguiu o mesmo feito com a idade de 37 anos e 340 dias pilotando uma AJS Porcupine 500cc.
Se seguir competitivo, Rossi tem outro recorde interessante para conquistar: o de piloto mais velho a vencer corridas no Campeonato Mundial. À frente do italiano está o britânico Harold Daniell, que venceu duas etapas (o Troféu Turista da Ilha de Man e o GP da Suíça) aos 39 anos e 256 dias, também em 1949.
Nesse recorde, no entanto, o recordista absoluto é outro britânico: o lendário bicampeão mundial Fergus Anderson, que venceu o GP da Espanha de 1953 com uma Moto Guzzi, com a idade de 44 anos e 237 dias. Rossi, portanto, precisará se manter competitivo por mais alguns anos se quiser abocanhar essas outras marcas.