Quem assistiu aos testes do WorldSBK ontem (29) em Portimão certamente saiu satisfeito. Além dos pilotos do campeonato, vários pilotos de MotoGP também aproveitaram a sessão para treinar, entre eles Valentino Rossi e Marc Márquez.
Rossi correu apenas por diversão com sua Yamaha R1 GYTR VR46 Tribute – a mesma que a fábrica de Iwata lhe deu no final de 2021, fazendo um total de 50 voltas e terminando 4s7 atrás da melhor volta estabelecida por Nicolò Bulega (Ducati).
Para Marc Márquez, o dia serviu para um primeiro contato com a Ducati Panigale V4, a sua nova motocicleta de treinos particulares, que foi decorada com as mesmas cores da equipe Gresini. Os tempos dele e de seu irmão Alex não foram divulgados.
Outros pilotos de MotoGP que aproveitaram o bom tempo na região do Algarve foram Pecco Bagnaia, Franco Morbidelli, Marco Bezzecchi, Enea Bastianini e Luca Marini. O atual bicampeão da categoria foi o mais rápido deles, estabelecendo o tempo de 1min43s090, a 3,1 segundos de Bulega.
Franco Morbidelli, inclusive, sofreu uma queda considerável na Curva 9 e foi socorrido primeiramente pelos irmãos Márquez. O novo piloto da Pramac foi levado ao Centro Médico do circuito e, embora a princípio tenha sido descartada qualquer lesão grave, passou a noite no hospital.
Todos estavam de Ducati Panigale V4S, exceto Marini que passou o dia com uma Honda CBR1000RR-R Fireblade de seu novo empregador. O italiano parece ter gostado, pois foi o segundo piloto de MotoGP mais rápido a 3,4 segundos de Bulega.
Além de todos esses pilotos, os testes ainda tiveram a presença de Andrea Iannone, se readaptando às pistas depois de sua suspensão por doping, Danilo Petrucci, Remy Gardner, Sam Lowes e outros. Um verdadeiro deleite para quem acompanha e conhece motociclismo.