O duelo entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo fora das pistas ganhou mais um round. Os pilotos da Yamaha discutiram durante a entrevista coletiva realizada hoje (11), logo após o Grande Prêmio de San Marino em Misano.
Os dois pilotos, assim como Dani Pedrosa, o vencedor da corrida respondiam as perguntas dos jornalistas sobre a prova. Um dos repórteres fez uma questão à Rossi, se já estava nos seus planos atacar Lorenzo logo nas primeiras voltas e aproveitou para questionar também o espanhol, se havia se surpreendido com a manobra.
Rossi explicou que ultrapassar em Misano é difícil, mas queria tentar desde o início e não queria ficar atrás de Lorenzo como em Mugello (a outra corrida na Itália), onde estava na mesma posição até ter um motor quebrado. O italiano, então passou a palavra a Lorenzo:
“É bom que tenha feito essa pergunta, porque, talvez, a manobra tenha sido agressiva. Você pode ter diferentes opiniões, a minha é de que a ultrapassagem foi agressiva demais. Ele não precisava ter feito dessa maneira, mas é o estilo dele, todos os outros pilotos ultrapassam de forma mais limpa e eu tenho que…“, nesse momento, Lorenzo para de falar ao ouvir as risadas de Rossi, no outro canto da mesa.
“É verdade“, retruca Lorenzo, antes de Rossi voltar a falar. “Não é verdade. Tente ver depois a ultrapassagem na TV“, disse o italiano. Nesse momento, os dois passam a discutir entre si: “se eu não tivesse desviado, teríamos acabado na grama, talvez não você, mas eu com certeza” disparou o espanhol.
“Não é verdade, por que você não fala isso dele (apontando para Pedrosa)? Por que não fala do (Marc) Márquez em Silverstone? Ele ultrapassou dez vezes desse jeito lá“, indagou Rossi olhando diretamente para Lorenzo, que perdeu a calma: “É a minha opinião! Respeite minha opinião!” exigiu o espanhol.
O bate-boca continuou com o restante da sala em absoluto silêncio. “Quando você ultrapassa, você também é agressivo, nem parece companheiro de equipe“, ironizou Rossi, que arrancou risos dos jornalistas antes de Lorenzo devolver: “Quando? Respeite minha opinião! Não ria é a minha opinião… a direção de prova tem outra opinião também. Enfim, para mim ele não precisava ter feito isso, me ultrapassaria de qualquer maneira, foi melhor hoje, mas não precisava ser tão agressivo“. Rossi se limitou a dizer “Não concordo”.
Rossi e Lorenzo nunca se deram bem, desde que começaram a competir juntos em 2008. Contudo a relação vinha melhorando desde que o italiano voltou à Yamaha depois de duas temporadas infrutíferas na Ducati, em 2013.
As coisas, no entanto voltaram a azedar no GP da Malásia do ano passado, quando Rossi colidiu com Marc Márquez em um incidente preponderante para a decisão do título de 2015. O espanhol (que não teve envolvimento algum no toque) disse, na ocasião, que tinha “perdido o respeito pelo companheiro de equipe” e cogitou depor a favor de Márquez em um tribunal de arbitragem, na Suíça.