Valentino Rossi venceu hoje (30) o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, no circuito de Silverstone. Com a pista encharcada, o italiano deu uma verdadeira aula de experiência, deixando para trás, Danilo Petrucci e Jorge Lorenzo. Marc Márquez caiu.
Depois de não conseguir acompanhar o ritmo de Márquez e Lorenzo nos treinos e se classificar apenas na quarta posição para o grid de largada, as coisas começaram a mudar em favor de Rossi no momento de alinhar. O motivo? A chuva.
No exato instante em que as motos deixavam os boxes para se encaminharem no grid, a chuva voltou, fazendo todos retornarem aos pits para trocar de motos. A direção de prova interveio e ordenou um novo procedimento de largada, com pneus para pista molhada, dentro de trinta minutos.
Quando a largada finalmente aconteceu, Lorenzo pulou na ponta, deixando Márquez em segundo, Pol Espargaró em terceiro e Rossi em quarto. Mais atrás, quem se destacava era Jack Miller, que pulou da 16º para a 8º posição e duelava com seu companheiro de equipe Cal Crutchlow.
Rossi e Márquez progrediram juntos, ultrapassando Espargaró e Jorge Lorenzo em poucas voltas, se estabelecendo na liderança. O espanhol da Yamaha, por outro lado começava a ficar para trás, e passou a ser pressionado por Dani Pedrosa, Espargaró, Crutchlow e Miller.
Crutchlow e Miller faziam um belo espetáculo e chegaram a superar Pol Espargaró, que após um erro ficara para trás. Contudo, de forma desastrada, Miller acabou derrubando seu companheiro de equipe, tirando ambos da corrida. Espargaró também acabaria caindo, mais tarde, dando adeus à prova.
Com isso, o destaque do segundo grupo passou a ser Danilo Petrucci e Andrea Dovizioso, em quinto e sexto, respectivamente. Os dois italianos rapidamente chegaram em Lorenzo e Pedrosa, enquanto Rossi e Márquez sumiam à frente.
Márquez exercia uma pressão intensa sobre Rossi, mas quando faltavam oito voltas para o final, foi o espanhol quem acabou caindo ficando mais uma vez de fora. A essa altura, o ritmo de Petrucci e Dovizioso era tão bom que ambos haviam deixado Lorenzo e Pedrosa para trás, relegados para quarto e quinto, respectivamente.
Tranquilo na liderança, Rossi começou a diminuir o ritmo e a diferença para Petrucci despencou de 5s5 para apenas 1s5, faltando apenas três voltas. Apesar da tensão, estava tudo sob controle e o italiano cruzou a linha de chegada em primeiro, vencendo sua quarta corrida em 2015.
Petrucci confirmou o segundo lugar, sendo esse o seu melhor resultado e também o da equipe Pramac na história. Depois de largar apenas em 12º, Dovizioso também se redimiu, completando um pódio somente com italianos. Lorenzo minimizou o prejuízo chegando em quarto, à frente de Pedrosa, o quinto e Scott Redding, o melhor britânico, em sexto.
Bradley Smith ficou em sétimo, Andrea Iannone, apagado em oitavo, Aleix Espagaró em nono e Álvaro Bautista em décimo, realizando sua melhor posição de chegada pela Aprilia. Clique aqui para conferir os resultados completos.