Valentino Rossi experimentou pela primeira vez ontem (7) o circuito de Portimão, sede do Grande Prêmio de Portugal de MotoGP, em 22 de novembro. O eneacampeão gostou da pista, famosa por suas mudanças de elevação e avisa que vai ser difícil manter as motos no solo.
Rossi e quase todos os pilotos da Categoria Rainha realizaram um dia de treinos especiais para se habituarem ao Autódromo Internacional do Algarve, que vai sediar a sua primeira corrida de MotoGP em 22 de novembro. O italiano utilizou uma Yamaha YZF-R1 de rua.
“Correr aqui é muito interessante porque a pista é bonita e tecnicamente bastante difícil“, comentou Rossi. “É uma pista muito estranha pelas muitas mudanças de elevação. Mas é bonita e o asfalto é bom, tem boa aderência. Dá para desfrutar muito“, analisou.
O circuito português de 15 curvas inaugurado em 2008 é chamado de “a montanha-russa do sul da Europa” devido às suas constantes mudanças de elevação e às curvas cegas que as precedem. No Mundial de Superbike, que utiliza a pista a mais tempo, as motos saem do chão em alguns momentos.
“Parecia mais difícil na televisão, um pouco mais complicado, mas na vida real é bom. Há três ou quatro pontos que são um pouco assustadores, porque tem grandes saltos. Vai ser difícil manter uma MotoGP em contato com o solo, mas de um modo geral é uma pista muito agradável de pilotar, gostei”, destacou o piloto da Yamaha. “Também foi um bom dia para testar aqui, porque tivemos boas condições, o que é importante quando se conhece uma pista nova“, completou.
Os tempos de Rossi não foram registrados, mas os de Maverick Viñales, que também correu com uma Yamaha R1 foram. O espanhol cravou a melhor volta em 1min43s699, cerca de 3s5 atrás do melhor tempo, 1min40s170 estabelecido por Aleix Espargaró com sua Aprilia RS-GP de MotoGP, que teve permissão de pilotar por ser uma equipe com concessões.