Valentino Rossi foi o mais rápido hoje (23), no primeiro dia da segunda rodada de testes coletivos, em Sepang na Malásia O italiano da Yamaha marcou o tempo de 2min00s414 antes da chuva aparecer.
O dia foi marcado pelo forte calor, desde as primeiras horas da manhã. Todos os pilotos foram rapidamente à pista, pois sabiam que uma monção (chuva torrencial), tão característica no sudeste asiático, certamente chegaria, cedo ou tarde.
Como previsto, a chuva veio no início da tarde, impedindo os pilotos de conseguirem tempos melhores. Assim, Rossi ficou em primeiro, seguido de Dani Pedrosa (+0s129), Pol Espargaró (+0s462), seu irmão Aleix Espargaró (+0s641) e Jorge Lorenzo (+0s748) ocupando as cinco primeiras posições.
O atual campeão, Marc Márquez ficou apenas em sexto, com 0s776 de atraso para o líder. Ambos os pilotos da Honda voltaram ao trabalho de acertar as motos escolhidas na primeira sessão de testes, Sepang 1, há duas semanas.
Na Yamaha, a grande novidade ficou com a estreia do câmbio ‘seamless’ (sem costuras), que pela primeira vez foi testado em sua versão completa, ou seja, subindo e descendo marchas sem intervalos. Rossi e Lorenzo também rodaram com as motos escolhidas em Sepang 1.
Cal Crutchlow colocou a LCR-Honda na sétima posição, à frente de Bradley Smith (Tech3 Yamaha) e Maverick Viñales, cada vez mais adaptado à Suzuki, que colocou os dois pilotos entre os dez primeiros. A marca japonesa trouxe uma nova aerodinâmica desenvolvida no túnel de vento para melhorar a velocidade da GSX-RR.
Fechando o top 10, Andrea Dovizioso estreou a nova Ducati GP15, ao mesmo tempo em que o antigo protótipo, GP14.3 permaneceu sendo usado para comparações. Seu companheiro de equipe, Andrea Iannone ficou em 15º, a 1s728 do líder.
A Aprilia também estreou novidades, como novos componentes para melhorar a ciclística e eletrônica. Álvaro Bautista foi o 12º, a 1s326 do líder enquanto que Marco Melandri voltou a ficar no último lugar,a longínquos 3s586 de Rossi. Os testes continuam amanhã (24).
Sepang 2 – Dia 1
01. Valentino Rossi (Yamaha) – 2m00.414s – 54 voltas
02. Daniel Pedrosa (Honda) – 0.129s – 52 voltas
03. Pol Espargaro (Tech3 Yamaha) – 0.462s – 45 voltas
04. Aleix Espargaro (Suzuki) – 0.641s – 39 voltas
05. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 0.748s – 51 voltas
06. Marc Marquez (Honda) – 0.776s – 43 voltas
07. Cal Crutchlow (LCR Honda) – 0.808s – 43 voltas
08. Bradley Smith (Tech3 Yamaha) – 0.827s – 51 voltas
09. Maverick Vinales (Suzuki) – 0.903s – 50 voltas
10. Andrea Dovizioso (Ducati) – 0.941s – 23 voltas
11. Scott Redding (Marc VDS Honda) – 1.178s – 52 voltas
12. Alvaro Bautista (Aprilia Gresini) – 1.326s – 51 voltas
13. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 1.512s – 39 voltas
14. Nicky Hayden (Aspar Honda) – 1.648s – 41 voltas
15. Andrea Iannone (Ducati) – 1.728s – 30 voltas
16. Danilo Petrucci (Pramac Ducati) – 1.811s – 35 voltas
17. Karel Abraham (Cardion AB Honda) – 1.980s – 28 voltas
18. Stefan Bradl (Forward Yamaha) – 1.996s – 42 voltas
19. Yonny Hernandez (Pramac Ducati) – 2.192s – 29 voltas
20. Eugene Laverty (Aspar Honda) – 2.316s – 45 voltas
21. Mike Di Meglio (Avintia Ducatii) – 2.527s – 33 voltas
22. Jack Miller (LCR Honda) – 2.592s – 35 voltas
23. Michele Pirro (Ducati) – 2.691s – 35 voltas
24. Loris Baz (Forward Yamaha) – 2.902s – 37 voltas
25. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) – 2.923s – 43 voltas
26. Alex de Angelis (Ioda Aprilia) – 3.552s – 45 voltas
27. Marco Melandri (Aprilia Gresini) – 3.586s – 42 voltas