Valentino Rossi estava conformado após concluir o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP hoje (7) apenas na 10º posição. O italiano explicou que ele e sua equipe decidiram mudar o acerto da moto para a corrida.
Após se classificar apenas na sétima posição ontem (6), Rossi e a Yamaha tentaram um novo caminho para a corrida, que se revelou desastroso. Os pneus se desgastaram muito mais rapidamente do que o esperado.
“Agora é fácil dizer que cometemos um erro, que com o acerto antigo poderíamos ter feito um pouco melhor, mas não foi suficiente. Nós tivemos que tentar, logicamente nós esperamos mais nesta pista após os resultados ano passado, mas foi diferente.” (Valentino Rossi)
Rossi chegou a estar na quinta posição nas primeiras voltas, mas pouco a pouco foi ficando para trás, superado por Andrea Dovizioso, Maverick Viñales, Jorge Lorenzo, Danilo Petrucci, Jonas Folger e Aleix Espargaró.
“Eu perdi muito em aceleração. O pneu deslizava e nós tentamos mudar o equilíbrio da moto para ver se poderíamos limitar o desgaste dos pneus. Não só não resolvemos nada, mas também perdi a confiança na dianteira. Então, a 6 ou 7 voltas do fim, uma grande vibração na parte traseira começou, como se o pneu tivesse superaquecido. Na reta, parecia que a moto estava caindo aos pedaços. Tive a sorte de chegar ao fim.”
Apesar dos problemas, Rossi manteve a liderança do campeonato mundial. O eneacampeão agora tem 62 pontos, apenas dois a frente de seu companheiro de equipe, Maverick Viñales. Os pilotos da Honda, Marc Márquez e Dani Pedrosa vem logo atrás, com 58 e 56, respectivamente.