Valentino Rossi recorreu aos tribunais para anular a punição imposta pelos comissários de prova do Grande Prêmio da Malásia, realizado no último domingo (25). O italiano colidiu com Marc Márquez durante a corrida e irá largar em último na próxima etapa, em Valência.
Com base no artigo 3.4.2, parágrafo 3 do Estatuto de corridas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Rossi entrou com um recurso pedindo a anulação ou redução da pena que lhe foi imposta, ou seja três pontos de penalização em sua carteira de habilitação, que somado com o outro ponto já existente o obriga a largar em último em Valência.
O italiano solicita ainda suspensão da execução da decisão em conformidade com o artigo R37 do Código de esportes relacionados com arbitragem. O recurso foi pedido na Corte do Esporte (CAS) em Lausanne, na Suíça. A decisão final será anunciada na próxima sexta-feira, 6 de novembro, dia de treinos livres para o GP de Valência, na Espanha.
Em Sepang, Rossi e Márquez colidiram volta 12 após uma intensa batalha pelo terceiro lugar. O italiano veio por dentro na curva 14 e abriu a trajetória a fim de finalmente deixar o espanhol para trás, que não abrandou. Os dois se tocaram e na imagem o eneacampeão aparece empurrando o piloto da Honda para fora da pista.
Enquanto Márquez e a Honda acusam Rossi de comportamento anti-desportivo, o italiano se defende, argumentando que o rival estava o atrapalhando de propósito na briga pelo título, em favorecimento ao conterrâneo Jorge Lorenzo.
O vídeo abaixo mostra o incidente em câmera lenta e revela que Márquez tocou na perna de Rossi momentos antes do italiano afastá-lo. Há também imagens do helicóptero que confirmam a dinâmica do ocorrido. No mesmo dia da corrida foi criado um abaixo-assinado online no site Change.org que pede a revogação da punição imposta ao italiano. Mais de meio milhão de pessoas já assinaram a petição até agora.