Valentino Rossi precisou se contentar com a oitava posição nos treinos livres para o Grande Prêmio do Japão hoje (9), no circuito de Motegi. O italiano ficou mais de oito décimos atrás de seu companheiro Jorge Lorenzo e disse que eles ainda precisam encontrar o melhor acerto para o circuito de Motegi.
Rossi teve dificuldades para se adaptar aos discos de freio maiores, exigidos no circuito por razões de segurança, em virtude dos fortes pontos de frenagem. O piloto da Yamaha precisou dar várias voltas até aquecê-los à temperatura ideal, finalizando o FP1 em terceiro.
Resolvido o problema com os freios, Rossi passou a se concentrar em melhorar o acerto. No FP2, à tarde o eneacampeão conseguiu melhorar 0s3, mas acabou caindo para oitavo, quando vários pilotos colocaram pneus extra-macios.
“Esta manhã não foi tão ruim e também de tarde me senti muito bem com os pneus mais duros. Eu esperava melhorar quando coloquei a opção mais macia no final, mas infelizmente isso não aconteceu porque nós ainda não encontramos o acerto certo. Temos de verificar os dados e ver qual caminho queremos seguir amanhã. É sempre difícil progredir na MotoGP. No final dos treinos, todo mundo coloca pneus novos deixando os tempos de volta rápidos, mais rápidos do que no ano passado, por isso temos que trabalhar duro e tentar ficar no topo.” (Valentino Rossi)
Os treinos tem visto um padrão entre os pilotos da Yamaha, com Lorenzo sendo mais veloz no início e Rossi recuperando a desvantagem pouco a pouco. A previsão do tempo aponta chuva para o domingo, situação que normalmente beneficia mais o italiano.