Valentino Rossi resolveu romper o silêncio após o Grande Prêmio de Valência, que consagrou seu companheiro de equipe, Jorge Lorenzo como campeão. O italiano afirma que Marc Márquez é o responsável por perder o título. “Sua atitude é muito má para o esporte“, disse.
Rossi, que chegou na quarta posição após ultrapassar 23 pilotos atacou fortemente Márquez, interrompendo a trégua pedida pelo CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta desde o começo do final de semana de corridas. O objetivo era criar um clima ameno em Valência, pondo fim à guerra que existia desde o GP da Malásia, há duas semanas.
“A temporada tem sido genial desde o início, eu fui bem, fui competitivo e não cometi erros. Eu acho que a partir de Motegi (no Japão) tinha o potencial para ganhar o campeonato, mas, infelizmente, tudo mudou a partir de Phillip Island (Austrália). Nas últimas três corridas vimos algo nunca visto em nosso esporte.” (Valentino Rossi)
Rossi aponta que Márquez (que chegou na segunda posição apenas 0s3 atrás de Lorenzo) tinha plena condições de ultrapassá-lo, mas não o fez porque haveria um acordo prévio entre os dois para impedir o título do italiano.
“Eu acho que a situação já estava ruim, mas hoje foi embaraçoso para todos. A atitude de Marquez é inacreditável, é ruim para todos, especialmente para o esporte, porque isso é algo que ninguém esperava. Você piloto Honda não tenta ganhar de um piloto da Yamaha e dá o seu melhor apenas para superar o companheiro de equipe é muito, muito ruim. Em todo o caso é desse jeito que as coisas são e temos que aceitar. Estou feliz porque agora pelo menos todo mundo viu o que eu já dizia na Austrália. Eu não entendo o comportamento de Marquez, é muito difícil para mim dizer alguma coisa para ele… eu espero que compreenda o que fez nestes últimos três corridas no futuro.”
Lorenzo venceu a sua sétima corrida na temporada e garantiu o quinto título mundial. Márquez e Pedrosa chegaram logo atrás, em segundo e terceiro, respectivamente. Rossi foi o quarto após largar em último.