Depois de assumir a liderança do campeonato na última etapa realizada em Oulton Park, Leon Haslam agora é o alvo de todos que acompanham o campeonato Britânico (British Superbike). Mas isso não será um problema para o piloto. Quem garante é o seu pai, o lendário Ron Haslam.
O britânico de 60 anos conquistou nove pódios e uma pole position no Campeonato Mundial entre 1983 e 1993 e até hoje é um dos maiores ídolos em duas rodas na Grã-Bretanha. Entrevistado pelo Motorcycle News, Ron Haslam disse que seu filho Leon fica ainda melhor quando está sob pressão.
“Esse ano tem sido pesado para Leon. Ele nunca havia andado de Kawasaki e voltou para a Inglaterra após muitos anos correndo no World Superbike. Todos nós sabíamos que ia ser um grande desafio, já que a competitividade aqui é muito forte. Leon é ótimo ao lidar com pressão e isso pode ser importante nas próximas três rodadas, você não pode cometer um erro nas primeiras voltas por forçar demais.” (Ron Haslam)
No World Superbike, Leon Haslam era conhecido pela velocidade, mas também pela inconstância, o que o privou de conquistar um título mundial. Seu pai, porém acredita que o filho amadureceu nessa área, graças a uma participação nas 8 Horas de Suzuka, a prova de Endurance mais importante do ano.
“Penso que esta é uma área onde Leon realmente amadureceu ao longo dos anos. Eu acho que correr nas 8 Horas de Suzuka realmente o ajudou com isso, o ensinou a manter um bom ritmo de corrida, sem exagerar e fazendo render até o resultado final. Eu espero que isso o deixe em boas condições para o Showdown.”
Leon Haslam possui 546 pontos, apenas três a frente de Shane Byrne que abandonou a última corrida em Oulton Park. A próxima rodada acontece já nesse final de semana no tradicional circuito de Donington Park. Depois restarão apenas outras duas, em Assen (Holanda) e Brands Hatch.