A BMW R18, nova custom da marca alemã, começa a ganhar trabalhos de personalização interessantes. É o caso desse aqui desenvolvido pela conhecida oficina de Roland Sands, que deu um caráter dragster à motocicleta.
Eles desmontaram completamente a R18 e recolocaram apenas o necessário, o que destacou ainda mais o motor “Big Boxer” de 1.802 cm³ capaz de desenvolver 92,2 cv de potência e 15 kgf.m de fábrica. Para dar um impulso a mais, a centralina eletrônica foi mexida, o escapamento trocado e um kit de óxido nitroso instalado.
Na parte ciclística, as modificações foram mais extremas. O quadro foi fortemente alterado para se adequar à nova suspensão traseira, um novo assento personalizado foi instalado e pedaleiras de drag bike foram adicionadas no eixo traseiro. Os pára-lamas dianteiro e traseiro foram encurtados para se adequar ao novo estilo mais esportivo.
Os garfos dianteiros originais foram substituídos pelo modelo que equipa a R nine T, enquanto que os freios foram cedidos de uma S1000RR. Manetes, rodas, tampas de válvula, placa peitoral, farol e instrumentos vêm todos do catálogo de acessórios da própria BMW. A inspiração foram os muscle cars norte-americanos.
“Minha família sempre gostou de andar rápido e meu pai era um corredor de dragraces, então achei que fazia sentido reduzir a moto ao essencial e moldá-la para ir rápido em uma pista reta“, comentou Roland Sands, um ex-motociclista campeão. “Foi tipo um experimento, mas conseguimos lidar com isso“.
A nova BMW R18 foi desenvolvida como uma tela em branco para que customizadores de todo o mundo pudessem imprimir as suas matizes, ao melhor estilo Harley-Davidson. “Sempre tentamos entender o gênero da motocicleta em que estamos construindo, é a chave para mantê-la autêntica e funcional“, completou Sands.