William Dunlop morreu hoje (7) durante os treinos classificatórios para a Skerries 100, corrida de estrada anual que acontece nas cercanias de Dublin, na Irlanda. O piloto de 32 anos era irmão de Michael Dunlop e sobrinho do lendário Joey Dunlop.
De acordo com informações da imprensa britânica, Dunlop perdeu o controle de sua Yamaha YZF-R1 no perigoso e veloz trecho conhecido como “Sam’s Tunnel” do circuito de 4,70 quilômetros. A morte foi confirmada por volta das 17h locais.
William era o membro mais discreto do clã Dunlop, composto por diversos pilotos, todos vitoriosos. Além do tio e do irmão, seu pai Robert Dunlop também foi um grande piloto e sua morte (no North West 200) acaba de completar 10 anos. Joey Dunlop também já havia perdido a vida em 2000.
Ao contrário do resto da família, William Dunlop nunca venceu no Troféu Turista da Ilha de Man, tendo como melhores resultados duas segundas colocações atingidas na edição de 2016 pela classe TT Zero. O piloto inclusive havia abdicado de participar da prova desse ano, para cuidar de sua filha recém-nascida.
Por outro lado, William era bem mais eficaz em outras corridas de estrada famosas, como o North West 200 (4 vitórias) e o Ulster Grand Prix (7 vitórias). Ironicamente, Joey Dunlop ainda é o nome mais vitorioso da Skerries 100, com 17 vitórias, enquanto Michael (que também está competindo esse ano) é o detentor do recorde de volta mais rápida (110.373 mph).
A Skerries 100, assim como outras corridas de estrada, tem a sua história de mortalidade. Foi nessa prova que o conhecido piloto/médico John Hinds faleceu em 2015. O britânico era conhecido por ter ajudado no resgate a diversos competidores.