John McGuinness e a Norton vieram a público hoje (7) para confirmar a parceria para as principais corridas de estrada de 2018. O lendário piloto de 45 anos, que ainda se recupera de um grave acidente no ano passado, se junta à uma das mais tradicionais marcas britânicas.
O anúncio já era esperado há alguns meses, graças à sugestões do próprio McGuinness. O britânico encerrou uma parceria de longa data com a Honda, que preferiu fechar com Ian Hutchinson e Lee Johnston para esse ano.
“Depois do acidente, eu estava chateado“, contou McGuinness ao Motorcycle News. “Minhas costas estavam quebradas, minha perna estava em pedaços e eu não sabia se poderia voltar a andar de moto novamente“, confessou. O acidente ocorrido nos treinos classificatórios para o North West 200 ocorreu por um problema eletrônico.
“Eu nunca quis terminar minha carreira com algo assim, não fiz nada de errado. Eu estava fazendo o que estava fazendo e em uma fração de segundo eu estou no topo de um campo de golfe com uma perna quebrada e eu odeio jogar golfe“, comentou bem humorado. “Tem sido um longo e doloroso processo, mas nas ultimas semanas eu dei passos largos. Eu fui ver o cirurgião no final de dezembro e ele me disse que eu estou curando como um garoto de 30 anos“, revelou.
A mudança para a Norton chega em boa hora para a fabricante britânica, que ainda está lançando uma nova superbike, a V4RR, apresentada no passado. Fabricada artesanalmente na Inglaterra com os melhores componentes possíveis, a motocicleta tem no Troféu Turista da Ilha de Man como sua principal vitrine.
“Eu definitivamente me sinto pronto para uma mudança e tudo sobre esse acordo faz sentido“, continuou McGuinness. “Desde a primeira reunião que tive com Stuart [Garner, chefe da marca], a paixão estava lá e isso corre por todos na fábrica. Passei bastante tempo assistindo a moto no ano passado para saber que é uma boa bicicleta, não há dúvida de que é capaz de obter resultados“, acredita. “Eu sei como uma moto funciona, já fiz 49.500 milhas ao redor do TT em dois tempos, quatro tempos, motores em linha e em V. Certamente tenho experiência“, relembra.
A estreia de McGuinness pela Norton ainda é incerta, no entanto. O cronograma de testes depende da recuperação do piloto, que ainda não está completa. Provavelmente sua primeira prova será o Troféu Turista da Ilha de Man, cujos treinos oficiais começam no final de maio.