Na Yamaha, há duas questões na mesa para 2023: a renovação do contrato de Fabio Quartararo e, em seguida, da equipe satélite RNF Racing, o que tem que ser feito até junho.
De acordo com o diretor administrativo da Yamaha Motor Racing Lin Jarvis, que deu uma entrevista ao jornal Speedweek, junho é a data limite para que a fabricante japonesa possa trabalhar na sua equipe satélite em 2023. A RNF Racing, no entanto, não esconde que está negociando com outras marcas.
“O prazo interno para o novo contrato com a RNF é o final de junho“, confirmou Jarvis. “Porque em julho temos que encomendar as peças e depois construir as motos para o próximo ano. Neste ponto, precisamos saber quais especificações a equipe receberá. E se precisamos mesmo de motos para uma equipe de clientes ou não.“
A RNF é uma reminiscência da Petronas SRT, estrutura fundada em 2014 pela petrolífera malaia para apoiar jovens talentos asiáticos no Campeonato Mundial. Em 2019, uma estrutura de MotoGP foi montada para substituir a Tech3, que trocou o maquinário Yamaha por KTM.
Após duas temporadas acima da média, onde Fabio Quartararo e Franco Morbidelli até chegaram a disputar o título, tudo mudou em agosto de 2021, quando a Petronas resolveu desistir do motociclismo. Seu líder, Razlan Razali deu segmento através da RNF Racing, com o apoio da empresa de pagamentos italiana WithU.
“As conversas com a RNF estão indo geralmente bem“, disse Jarvis. “Os resultados atualmente deixam muito a desejar. Mas este é um projeto em que estamos trabalhando. Tenho a expectativa de que com toda a probabilidade chegaremos a um novo contrato com a RNF. Mas nossa prioridade neste momento é estender o contrato com Fabio.“
Após seis etapas realizadas, Quartararo lidera o campeonato com 108 pontos. Os outros pilotos da Yamaha, no entanto, estão muito mal. Franco Morbidelli é apenas décimo sétimo com 19 pontos. A dupla da RNF Yamaha, Andrea Dovizioso e Darryn Binder, tem somente 8 e 6 pontos, respectivamente.