Insatisfeita com o tratamento que vem recebendo da Yamaha, a equipe RNF Racing (antiga Petronas SRT) está em negociações com a Aprilia para utilizar suas motos na temporada 2023 de MotoGP.
O dono da equipe, Razlan Razali confirmou as negociações ao diário alemão Speedweek. O malaio, que também liderava a Petronas SRT, evitou polêmicas com a Yamaha, mas confirmou que o contrato de leasing para utilizar suas motos é de apenas uma temporada e que estão abertos a novas possibilidades.
“Como temos apenas um contrato de um ano com a Yamaha, precisamos procurar outras opções“, disse Razali. “Como a Yamaha pode não continuar trabalhando conosco, estamos sem um fornecedor. Felizmente, o pacote Aprilia agora é competitivo. E acho que Aprilia mudou muito desde que Massimo Rivola chegou.“
Desde que Massimo Rivola assumiu a posição de gerente da equipe, a Aprilia tomou algumas decisões importantes. A primeira foi criar uma moto inteiramente nova, com os mesmos conceitos da Ducati. A segunda foi se emancipar efetivamente como time de fábrica, separando-se da Gresini com quem tinha sociedade desde 2015.
Os resultados começaram a aparecer esse ano, com Aleix Espargaró conquistando a primeira vitória da Aprilia na Categoria Rainha na história. Até então, a marca de Noale só havia tido sucesso nas 125cc e 250cc. Quatro pódios foram assinalados no último ano.
Mas o diretor administrativo da Yamaha Motor Racing, Lin Jarvis não está disposto a abandonar a RNF Racing tão fácil. O britânico também revelou aos alemães que uma extensão do contrato deve ser assinada até julho. Se isso não se concretizar, a Mooney VR46 é a próxima na lista.