A RNF Aprilia apresentou hoje (20) a sua equipe para competir na temporada 2023 de MotoGP. Tudo é novo na equipe de Razlan Razali, desde as motos até os pilotos, Miguel Oliveira e Raul Fernandez.
Criada a partir dos escombros da Petronas SRT em 2021, a RNF Racing (iniciais dos filhos de Razali) teve um ano difícil em 2022. Sem muita atenção da Yamaha, os pilotos, Andrea Dovizioso, Darryn Binder e Cal Crutchlow não puderam almejar muita coisa.
Por isso Razali decidiu mudar tudo para 2023 a começar pelas motos. O malaio, ex-diretor do circuito de Sepang firmou uma parceria com a Aprilia para ter as motocicletas RS-GP que tanto foram bem em 2022 na equipe oficial. Além disso, o acesso às novidades será quase imediato.
“Como equipe, estamos dedicados a fazer mudanças e sair da caixa da norma do esporte“, disse Razali. “Fizemos uma parceria com a CryptoDATA para trazer tecnologia de ponta para o esporte e nos ajudar a permanecer na vanguarda da inovação. Mas além de nossa parceria, estamos focados em trazer nossa própria abordagem para as corridas, com uma cultura de equipe que enfatiza a excelência, a determinação, a paixão e o desejo de ser diferente.”
Para liderar a equipe foi contratado os serviços de Miguel Oliveira. Insatisfeito com o tratamento recebido na KTM, o promissor piloto português decidiu dar um passo arriscado, voltando para uma equipe satélite, mas acreditando no potencial da Aprilia e na chance de estar no time de fábrica em breve.
“Estou diante de um novo desafio, por isso espero que possamos nos dar muito bem e que possamos atingir os objetivos que traçamos juntos durante esta temporada”, disse Oliveira. “A moto tem muito potencial e tenho certeza que agora junto com a equipe podemos adaptar tudo ainda mais à minha pilotagem e começar a ser rápido para ser competitivo.”
Seu companheiro de equipe também é novo, Raul Fernandez. Vice-campeão da Moto2 em 2021, o espanhol de 22 anos também estava insatisfeito na Tech3 KTM e decidiu mudar de ares. Seu desempenho nos testes pré-temporada já demonstrou que deve acompanhar o ritmo de Oliveira.
“Tudo é novo, não apenas as cores e estou muito feliz por vir aqui e tentar me divertir novamente na moto. Meu principal objetivo este ano é voltar com um sorriso brilhante no rosto”, disse Fernandez. Estou muito feliz por fazer parte da equipe, porque acho que tenho as melhores oportunidades aqui. Temos uma boa moto, eles fizeram um ótimo trabalho, estou muito feliz. Fizemos um bom trabalho em Sepang e Portimão e agora estou realmente entusiasmado para começar a temporada.”
Para reforçar o caixa, a RNF Aprilia apresentou também um novo patrocinador principal, a financeira CryptoDATA, empresa romena fundada em 2013, líder no polêmico negócio das criptomoedas. Por isso, as motocicletas receberam as cores azul e laranja ao lado do preto da fabricante italiana.