A fabricante italiana de peças Rizoma está apresentando um novo espelho retrovisor que pega onda na febre das asas entre as superbikes e se transforma em um spoiler.
Chamado de “Stealth”, o espelho é dobrável, ou seja, na posição convencional comporta-se como um retrovisor convencional, mas, quando girado para baixo em um ângulo de 25 graus, transforma-se em um spoiler.
De acordo com a marca italiana, no modo spoiler a pressão aerodinâmica descendente gerada é de 3 quilos a 300 km/h. Pouco perto dos 8 kg das asas da Aprilia RSV4 e dos 15 kg da Ducati Panigale V4. Mas para quem não tem nada é muito e um extra para essas motos.
Desde que foram introduzidos pela Ducati na MotoGP em 2016, as asas aerodinâmicas transformaram-se em uma verdadeira coqueluche entre os pilotos. De lá para cá, quase todas as superbikes atuais as ostentam, ainda que poucos proprietários sintam a diferença na prática.
Não por acaso, os espelhos retrovisores da Rizoma podem ser instalados em uma variedade de modelos carenados, como Honda CBR1000RR-R, a BMW S1000RR, Kawasaki ZX-10R, Suzuki GSX-R 1000R e mesmo a pioneira Ducati Panigale V4.
Feito de alumínio, o Stealth vem em três cores disponíveis: preto, prata e cinza. Os preços ainda não são conhecidos. O modelo também pode não ser legalizado em muitos mercados (como o brasileiro) já que sua área de reflexo parece ser bem pequena.