Alex Rins venceu hoje (16) o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP no circuito de Phillip Island. O espanhol superou Marc Márquez e Pecco Bagnaia, que assumiu a liderança do campeonato de Fabio quartararo, que abandonou a corrida.
Depois de uma forte chuva no Warm Up, o céu estava ensolarado e o circuito seco em Phillip Island antes das luzes se apagarem para a corrida de 27 voltas. O pole position, Jorge Martin (Pramac) conseguiu sustentar a ponta, seguido de Márquez (Honda).
Quartararo (Yamaha) estava em quinto quando foi ultrapassado por Jack Miller (Ducati) na segunda volta e, assim como no GP da Tailândia, parecia estar sentindo a pressão. O francês já havia sido rebaixado para sétimo, quando cometeu um erro na quarta volta e despencou para 22º.
Miller, enquanto isso, continuava dando show para os fãs locais, chegando a superar Bagnaia na terceira posição, antes do italiano recuperar o posto em seguida. Enquanto isso, Rins (Suzuki), que largou em 10º, também estava em ascensão e entrou no top 5 ao passar Aleix Espargaró (Aprilia) na volta 6.
Rins, de fato, ganharia uma posição na curva 2 em três voltas consecutivas: Miller passando para quarto e depois Bagnaia para terceiro, altura em que os dois primeiros ainda estavam cerca de oito décimos de segundo à frente. Quem também começava a aparecer bem era Marco Bezzecchi (VR46).
Quartararo, enquanto isso, não podia mais se dar ao luxo de ficar duas provas seguidas sem marcar pontos e começou a forçar. Mas em seu afã por voltar à zona de pontuação, o piloto da Yamaha acabou escorregando na curva Southern Loop e saiu da competição na volta 11.
Lá na frente, a briga pela vitória estava entre Martin, Márquez, Rins, Bagnaia e Bezzecchi, que trocavam constantemente de posições. Miller, por outro lado, já estava fora ao ficar para trás e colidir com Alex Márquez (LCR) na curva que agora leva o seu nome.
Em um dia inspirado, Rins consegue vencer até Márquez. E foi o que aconteceu hoje, com o espanhol rechaçando todas as tentativas de ultrapassagem do piloto da Honda e do prudente Bagnaia, com ambos cruzando a linha de chegada apenas 0,224 segundos atrás.
Foi a quarta vitória de Rins na MotoGP, um prêmio para a simpática equipe Suzuki de fábrica, que será desfeita dentro de apenas um mês. Esse também é o primeiro pódio de Márquez desde o GP de San Marino de 2021 onde venceu. O octacampeão está definitivamente de volta ao jogo.
Mas o maior vencedor, sem dúvida, foi Pecco Bagnaia, que somou pontos suficientes para assumir a liderança do campeonato com folgados 14 pontos de vantagem sobre Quartararo restando apenas duas etapas. A próxima acontece na Malásia, no domingo que vem (23).
GP da Austrália – Resultados Finais
- Alex Rins, Suzuki, 27 Rdn in 40:50,654 min
- Marc Márquez, Honda, + 0,186 sec
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,224
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,534
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,557
- Luca Marini, Ducati, + 0,688
- Jorge Martin, Ducati, + 0,884
- Johann Zarco, Ducati, + 3,141
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 4,548
- Brad Binder, KTM, + 5,949
- Pol Espargaró, Honda, + 11,048
- Miguel Oliveira, KTM, + 13,606
- Cal Crutchlow, Yamaha, + 13,890
- Darryn Binder, Yamaha, + 14,526
- Remy Gardner, KTM, + 19,470
- Raúl Fernández, KTM, + 20,645
- Maverick Viñales, Aprilia, + 22,167
- Joan Mir, Suzuki, + 23,489
- Tetsuta Nagashima, Honda, + 39,618
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 39,633