Alex Rins se tornou, nas últimas semanas, o piloto favorito para substituir Aleix Espargaró na equipe Suzuki de MotoGP. Segundo a imprensa alemã, a possibilidade de o acordo ser firmado é de 99% e o anúncio pode acontecer durante o Grande Prêmio da Holanda, dentro de duas semanas.
A afirmação vem do prestigiado diário alemão Speedweek, que nas últimas semanas cravou a ida de Pol Espargaró para a KTM antes de o anúncio oficial sair. Segundo eles, a escolha de Rins seria o desejo do chefe da equipe Suzuki, Davide Brivio.
Na matéria publicada hoje, eles também afirmam que Brivio vai viajar ao Japão ainda essa semana para convencer a Suzuki pela contratação de Rins. A cúpula japonesa ainda prefere manter o atual piloto, Aleix Espargaró, que muito contribuiu para o desenvolvimento do modelo GSX-RR.
Também pesa contra Rins alguns boatos vindos da equipe Pons (seu time atual na Moto2) de que o espanhol seria “preguiçoso” em treinos, apesar de muito talentoso. O piloto de 20 anos tem a carreira gerenciada pelo pai, que demonstra tranquilidade com o rumo das negociações: “Se não funcionar com a Suzuki, faremos uma terceira temporada na Moto2“, afirmou.
Rins é um dos mais talentosos pilotos da nova geração, ao lado de Maverick Viñales. Em 2013, os dois terminaram em primeiro e segundo no campeonato da Moto3, em uma eletrizante disputa em Valência, que também envolveu Álex Márquez e o recém falecido Luis Salom.
As semelhanças de Rins com Viñales continuaram na Moto2, pois foi o piloto escolhido por Sito Pons para substituí-lo a partir de 2015, também conquistando o título de “Novato do Ano”. Na última etapa, realizada na Catalunha domingo (5), o espanhol chegou em segundo, atrás do campeão Johann Zarco, outro que está no páreo pela vaga na Suzuki.