Ainda se recuperando de seu grave acidente no GP da Itália, Alex Rins, mais uma vez, está descartado para correr, dessa vez no GP da Malásia. O azarado espanhol será substituído por Iker Lecuona.
Rins sofreu um sério acidente na Sprint Race do GP da Itália em junho, fraturando a perna direita em dois lugares. O piloto de 27 anos passou duas semanas internado e por duas cirurgias iniciando, em seguida, um longo período de recuperação.
Rins tentou voltar no GP do Japão, no final de setembro, mas logo ficou claro que as dores ainda eram muito fortes para disputar uma corrida inteira. Um mês depois, no GP da Austrália, as dores ainda não haviam diminuído. Foi quando resolveu voltar à Espanha para ver o que estava acontecendo.
Os médicos decidiram realizar um terceiro procedimento cirúrgico para sanar de vez suas dores na perna direita. Agora, um novo prazo de recuperação está em curso. Rins, portanto, não deve voltar antes da etapa final da temporada, em Valência, na Espanha.
Felizmente, dessa vez, o Team LCR tem um substituto decente. Iker Lecuona, agora livre do seu compromisso no WorldSBK, cuja temporada encerrou no fim de semana passado. O espanhol de 23 anos vai correr na Malásia e no Catar, uma semana depois.
Embora nunca tenha marcado pontos nas suas cinco corridas de MotoGP em 2023 (três vezes na Repsol-Honda e duas vezes na LCR-Honda), Lecuona chegou ao final de todas, mostrando boa confiabilidade e regularidade. Aparentemente, ele não está cotado para substituir Marc Máquez em 2024.