Alex Rins continuará fora da MotoGP no GP de San Marino, que acontece já no próximo fim de semana, em Misano. Como Iker Lecuona não estará disponível, a Honda convocou Takumi Takahashi para substituí-lo.
Lecuona, que vinha correndo no lugar de Rins na equipe LCR nas últimas corridas, estará ocupado com seu emprego principal, o de piloto da Honda no Grande Prêmio da França de WorldSBK, que volta nesse final de semana depois de suas férias de verão.
O piloto de testes principal da Honda, Stefan Bradl já está ocupado no Grande Prêmio de San Marino, realizando uma participação WildCard para a HRC e, portanto, também não poderá ocupar o lugar de Rins. O alemão vai testar o protótipo 2024 da RC213V.
Como a Honda está ficando sem pilotos, eles escolheram Takumi Takahashi, como substituto. O japonês já venceu as 8 Horas de Suzuka cinco vezes pela Honda, mas sua experiência na MotoGP é limitada. Sua última participação foi no GP do Japão de 2015, quando chegou em 12ª.
Outra opção teria sido Tetsuta Nagashima, que já completou três participações em Grandes Prêmios na equipa LCR-Honda no ano passado. Porém, o japonês está testando no circuito de Motegi esta semana e, portanto, também não está disponível.
Rins quebrou a tíbia e a fíbula durante a Sprint Race do GP da Itália, no início de junho, e está de muletas desde então. Apesar dos sinais positivos, o dono da equipe, Lucio Cecchinello confirmou hoje que o espanhol ainda não está em condições.