Com uma grande volta nos últimos minutos, Alex Rins conquistou hoje (16) a pole position para o Grande Prêmio da França em Le Mans, pela Moto2. O espanhol cravou o tempo de 1min37s144, derrotando Sam Lowes que marcou exatamente o mesmo tempo.
A sessão foi realizada inteiramente com tempo nublado. Parecia que a qualquer momento a chuva (que já havia atrapalhado a Moto3) poderia voltar, portanto todos os pilotos se apressaram a ir à pista, sem demoras.
Lowes começou na frente, marcando 1min38s040, seguido por Rins e por Takaaki Nakagami. O japonês se destacou nos minutos iniciais, chegando a ocupar a primeira posição. Logo, no entanto foi superado pelo campeão do mundo Esteve “Tito” Rabat, que cravou 1min37s549.
Um até então sumido Johann Zarco finalmente surgiu no treino, marcando 1min37s330, assumindo a ponta e entrando na briga pela pole position. O francês, contudo, não ficou muito tempo nessa posição, pois logo foi superado por Lowes, que com a marca de 1min37s114, recuperou a ponta.
Faltando apenas dez minutos para o final, o clima ficou perigosamente úmido. Parecia que a chuva voltaria a cada instante, o que forçou os pilotos a irem num ritmo ainda mais forte. Foi nesse momento que Franco Morbidelli caiu, enquanto ocupava a 15º posição. O ítalo-brasileiro voltou correndo aos boxes para continuar na pista.
Rins, que estava na pista começou a melhorar progressivamente. O espanhol superou o tempo de Rabat e pulou para segundo. O piloto continuou acelerando forte e na volta seguinte arrecadou a pole position, com o tempo de 1min37s114, igualando a marca de Lowes. Nesse caso, pelas regras da Moto2, é a segunda marca que vale.
Lowes ficou em segundo, com Zarco em terceiro, apenas 108 milésimos atrás. Rabat ficou apenas em quarto, com Nakagami em quinto e Luthi em sexto, fechando a segunda fila. Luis Salom realizou um bom treino e se classificou em sétimo, à frente Xavier Simeón, oitavo, Julian Simon, nono e Randy Krummenacher em décimo.
Mika Kallio realizou mais uma classificação discreta, se posicionando apenas em 11º, logo à frente de seu companheiro de equipe Morbidelli, que ainda conseguiu melhorar o seu tempo e assegurou a 12º posição. Confira aqui o grid de largada completo.