Ao contrário do que poderia se esperar, o apresentador do programa “Top Gear”, Richard Hammond não pensa só em carros. O britânico tem também uma forte ligação com motos tendo, inclusive uma modesta (segundo ele) coleção delas.
Hammond conversou com a revista britânica Motorcycle News e contou mais sobre esse lado desconhecido, sua relação com as duas rodas, que começou bem cedo: “minha primeira moto foi uma Honda MTX50, que eu comprei meio-e-meio com os meus pais no meu aniversário de 16 anos“, disse. “Ela não tinha pezinho e eu tinha que encostá-la em coisas o tempo todo“, completou.
As próximas foram uma Honda XL100 “na qual caia o tempo todo” e uma Kawasaki GP100 “que foi abalroada na traseira por um Mini Metro”. Depois desse acidente, Hammond conta que deu uma pausa nas motos porque a carga de trabalho estava deixando-o sem tempo.
Passados um par de anos, a paixão voltou com tudo quando o apresentador comprou uma Honda NSR125R, uma das primeiras motos carenadas de baixa cilindrada disponíveis, quase uma miniatura da VFR750R: “eu achava que era a coisa mais legal do mundo” revela. Mas a motocicleta também foi atingida na traseira por um carro: “Fiquei furioso” confessou.
A primeira grande moto foi uma CBX750F, nada mais nada menos do que a popularíssima ‘Sete Galo’ no Brasil. E, ao que parece, os brasileiros não foram os únicos a ficarem fascinados com o ronco do motor de 4 cilindros: “eu simplesmente não conseguia acreditar no barulho que aquela coisa fazia” conta com um sorriso no rosto.
“Usava-a para o trabalho o tempo todo e costumava andar por aí com esse enorme gravador Uher de fita para a estação de rádio que trabalhava no momento. Certa vez eu estava indo para o trabalho com alguns amigos do motocross, e eles estavam na extremidade de um campo, então eu pensei em mostrar a eles que eu era ‘da turma’, e resolvi atravessar esse campo… com uma Honda CBX750F! Eu caí com tudo. Eles tiveram que ajudar a tirar a moto de cima de mim, depois que pararam de rir, é claro” (Richard Hammond)
Todas essas aventuras foram vividas por Hammond antes dos 24 anos. Muitas outras motos vieram na sequência. O apresentador possuiu a polêmica Kawasaki ZZR600 cujo amortecedor traseiro quebrou: “Apesar disso, adorei a moto” admitiu. Teve também uma Suzuki GSX-R750WP na qual viajou por todo o Reino Unido até chegar à França, onde finalmente percebeu que não tinha mais dinheiro para nada.
“Acordei um dia e percebi que eu não tinha absolutamente nenhum dinheiro, mesmo para comida. Eu estava morando em uma casa compartilhada eu não podia arcar com as despesas de modo que eu viajei para Accrington e vendi a moto para o concessionário que me deu mais dinheiro. Voltei para casa aos soluços. Eu tinha lágrimas escorrendo pelo meu rosto.”
Mesmo assim, a paixão de Hammond não esmoreceu. Depois de algum tempo, comprou uma Honda CBR1000F na qual continuou viajando. Apesar de todas essas histórias, o inglês nunca se machucou seriamente caindo de uma motocicleta. Seus piores acidentes foram em 2006 enquanto testava um carro a jato para o Top Gear e em 2009, quando caiu… de um cavalo: “O pior que eu fiz em 25 anos de motos foi machucar o cotovelo!” conta.
Sendo hoje um dos apresentadores mais queridos do mundo automobilístico, Hammond também tem uma respeitável coleção de motos clássicas: uma Sunbeam Modelo 2 1927, uma BMW R51 RS 1950, uma Norton Dominator 1959, uma Norton Commando 961 SE nova, uma Kawasaki Z900 1974, uma Honda Gold Wing 1976, entre muitas outras.
Entretanto, o apresentador acha a coleção “pequena” e nem mesmo se denomina dessa forma: “eu não gosto de pensar em mim como um colecionador. Eu adoro andar de moto; não na pista, mas apenas passeando. Eu amo isso” disse. Revelou também que uma Brough Superior SS100 está sendo restaurada e outra SS80 está à caminho, além de existirem planos de adquirir muitas outras motos como a famosa Kawasaki GPZ900, a avó de todas as Ninja: “a paixão não acaba nunca” confessa.