O forte acidente sofrido por Alex Rins na largada do GP da Holanda cobrou o seu preço: lesão e cirurgia no braço. Como a próxima etapa, na Alemanha, acontece já no próximo fim de semana, o espanhol será substituído pelo campeão da Moto2 de 2021, Remy Gardner.
Gardner, que é filho do campeão de 1987, o lendário Wayne Gardner, vem competindo no WorldSBK nas duas últimas temporadas com a equipe satélite da Yamaha conseguindo bons resultados. Por isso o australiano de 26 anos foi o escolhido para substituir Rins.
“Em primeiro lugar, espero que o Álex tenha uma recuperação rápida e desejo-lhe o melhor. Estou muito entusiasmado com este desafio. Só quero dizer muito obrigado à Yamaha por confiar em mim para rodar neste fim de semana. Vou usar isso como uma ótima experiência para aprender. É uma moto nova e voltar à MotoGP é sempre uma experiência agradável, por isso estou ansioso por desfrutar deste fim-de-semana e extremamente feliz por esta oportunidade”, disse Gardner.
“Estamos gratos a Remy Gardner e à equipe GYTR GRT Yamaha do WorldSBK por se juntar a nós em Sachsenring num prazo tão curto”, disse o diretor da equipe, Massimo Meregalli. “Temos certeza de que esta será uma experiência interessante para ele, mas a equipe fará tudo o que estiver ao nosso alcance para que ele se sinta bem-vindo e apoiado durante a íngreme curva de aprendizado deste fim de semana.”
Gardner competiu no Campeonato Mundial entre 2014 e 2022 com resultados bem modestos. Seus melhores anos foram realmente entre 2019 e 2021 na Moto2, onde conquistou 6 vitórias, 17 pódios, 6 poles e 5 voltas mais rápidas, além do título mundial em 2021.
Especificamente no GP da Alemanha, disputado no sinuoso circuito de Sachsenring, Gardner tem como melhor resultado uma vitória, no ano de seu título, 2021. Na sua única corrida disputada na MotoGP, em 2022, o australiano chegou em 15ª lugar com a KTM.